O Mercado Modelo, um dos pontos turísticos mais visitados na capital baiana, reabre nesta quinta-feira, 30, depois de quatro meses fechado pela pandemia. O mercado tem mais de 250 comerciantes, fora os ambulantes que também são beneficiados com o movimento. Todos as pessoas credenciadas que trabalham dentro do mercado serão testadas para identificar possíveis diagnósticos da Covid-19.
O funcionamento do Mercado Modelo nessa reabertura terá vários protocolos de segurança, mudanças exigidas pelas autoridades de saúde para conter o avanço da pandemia e cumprimento do distanciamento social. O comércio local funcionará de segunda-feira a sábado, das 10h às 16h. Serão permitidos no máximo 290 clientes no seu interior. A temperatura dos trabalhadores e clientes será aferida na entrada e, se o resultado for igual ou superior a 37,5°C, a pessoa será encaminhada para uma unidade de saúde.
O acesso de entrada e saída ao será realizado através de porta única. Além disso, não será permitida a realização de eventos ou promoções para não gerar aglomerações. Pessoas que pertencem ao grupo de risco terão prioridade no atendimento das lojas para diminuir o tempo de permanência no local. Os clientes serão orientados a só ficar enquanto fizer as compras. A fiscalização será de responsabilidade das secretarias municipais de Ordem Pública e de Saúde.
Para facilitar as orientações de segurança e higiene estão afixadas instruções perto dos lavatórios e banheiros, orientando a forma correta de higienizar as mãos. O uso de bebedouros nos espaços comuns está proibido. Os comerciantes devem disponibilizar álcool 70% para empregados e clientes. Em cada box, será permitido um cliente por vez. Os restaurantes, bares e lanchonetes manterão só serviço de delivey ou retirada no balcão.
Os boxes de produtos alimentícios poderão vender suas mercadorias desde que embaladas e fechadas. Os clientes não poderão consumir no local. Os funcionários que servem ou fazem entregas aos clientes deverão usar máscaras e higienizar as mãos após cada atendimento.