Aluno poderá ser eliminado caso não use máscara no Enem 2020

Uso de máscara se torna obrigatório no Enem 2020 - Foto da internet

Publicados hoje, 31, no Diário Oficial da União, os novos editais do Enem 2020 formalizaram as novas datas de aplicação do exame e apresentaram as diretrizes e os procedimentos de prevenção ao Covid-19 durante a prova. Entre eles estão o respeito ao distanciamento entre as pessoas e os protocolos de proteção recomendados pela OMS, tanto dentro das salas quanto em procedimentos como ida ao banheiro e vistoria de materiais, lanches e artigos religiosos.

Outro critério adicionado ao edital é a utilização obrigatória de máscaras pelos participantes desde a entrada ao local de prova até sua saída. Caso essa medida seja desrespeitada o aluno será eliminado. Serão liberados do uso da máscara apenas os participantes que apresentarem transtorno do espectro autista, com deficiência intelectual, com deficiências sensoriais ou com quaisquer outras deficiências que as impeçam de fazer o uso adequado de máscara de proteção facial, conforme declaração médica.

As modificações foram feitas tanto no edital do Enem impresso quanto no Enem Digital e neles está previsto que o único momento em que o participante poderá retirar a máscara será no de identificação.

“Durante a identificação do participante, será necessária a retirada da máscara de proteção à Covid-19, sem tocar sua parte frontal, prosseguida da higienização das mãos com álcool em gel próprio ou fornecido pelo aplicador, antes de entrar na sala de provas”, diz o edital.

Como informado aqui, as provas do Enem 2020 acontecerão entre janeiro e fevereiro de 2021. A prova impressa será nos dias 17 e 24 de janeiro, já a prova digital acontecerá nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro. Os resultados serão divulgados até o dia 29 de março.

Para ver o edital com as mudanças do Enem 2020 impresso clique aqui

Para ver o edital com as mudanças do Enem 2020 digital clique aqui