Agora é oficial. A edição 2020 do “Maior São João do Mundo”, realizado há mais de 30 anos em Campina Grande, na Paraíba, foi cancelada. O anúncio foi feito na manhã desta sexta-feira, 31, pelo prefeito Romero Rodrigues, nas redes sociais. A curva de incidência de transmissão do vírus em Campina Grande está caindo, mas não há segurança sanitária para a festa, disse o prefeito.
“Estamos falando de um evento de grandeza nacional e até mesmo internacional. O Maior São João do Mundo não é uma marca só da cidade, nem só da Paraíba. Seguindo exemplo de outros grandes eventos, como festas de réveillon, anunciamos, com tristeza, que não temos condições de realizar o São João de Campina Grande neste ano”, disse o prefeito.
Este ano, o São João de Campina Grande deveria ter ocorrido de 5 de junho a 5 de julho. Atrações como Elba Ramalho, Wesley Safadão, Simone e Simaria, Zé Neto e Cristiano, Henrique e Juliano, Felipe Araújo e Calcinha Preta já estavam confirmadas para a festa. Quando surgiram os primeiros casos de coronavírus no Brasil, a festa foi adiada. O anúncio foi feito no mês de março e previa a realização da festa de 09 de outubro a 08 de novembro deste ano.
O mês de junho, no entanto, não passou em branco. O São João de Campina Grande foi realizado em uma versão digital, tendo como principal atração show transmitido pela internet, da paraibana Elba Ramalho. Na ocasião, Elba prestou uma homenagem especial a Campina, cantando com uma queima de fogos da cobertura de um edifício da cidade.
Segundo os dados mais recentes da Secretaria de Estado da Saúde, a Paraíba contabiliza 81.108 casos de Covid-19 e 1.785 mortes em decorrência da doença. Em Campina Grande, o número de infectados passa de 10 mil. Dos 223 municípios paraibanos, 221 estão com casos confirmados de coronavírus.