Senado Federal pode transformar em lei proposta de redução de taxas de bicicletas

União de Ciclistas do Brasil. Crédito: Kerstin Rieme

Abaixo assinado ultrapassa 20 mil assinaturas necessárias para que o Senado considere a proposta legislativa que busca reduzir taxa tributária de bicicletas no país. Com a diminuição do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), e do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) pode beneficiar toda a cadeia da bicicleta. A ideia partiu do engenheiro ambiental, entusiasta do ciclomobilidade e Ex-Secretário Municipal de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência de Salvador, André Fraga.

Apoio à iniciativa pode ser realizado até 30 de setembro através do link: https://www12.senado.leg.br/ecidadania/visualizacaoideia?id=136688

Neste período de crise sanitária “o ciclismo e a caminhada devem ser promovidos como uma alternativa ao transporte público, sempre que possível, para reduzir o risco de disseminação do vírus e melhorar a saúde da população em geral. Devem ser priorizados os deslocamentos de pedestre e ciclistas em determinadas vias, garantindo a sinalização adequada para maior segurança”, alerta a Organização das Nações Unidas – Habitat.

Outras questões que precisam ser definidas para garantir as condições de segurança no deslocamento de pedestres e ciclistas são a criação de ciclofaixas temporárias, uso de equipamentos de proteção individual, política de manutenção e estacionamento de bikes.

“Há dois anos comprei a bicicleta para meu filho Isaac Santos Silva, hoje com sete anos de idade cumprindo um dos sonhos da criança, mas com a pandemia vejo a bicicleta como alternativa do brincar e da promoção da saúde a partir da prática de atividade física, por isso, recomendo que pessoas de todas as idades prefiram andar de bike também como medida restritiva de distanciamento”, comentou Antônio José Santos Silva, 58 anos, morador da Santa Cruz, em Salvador.

Antônio José  e o filho Isaac Santos. Santa Cruz, em Salvador. Crédito: Ubiraci Santos- ANF.

Além de promover saúde a bicicleta se adéqua a pessoa que precisa sair de casa pelo fato de evitar à disseminação do coronavírus, isto porque o uso dela “fornece distanciamento físico, ajudando a atender ao requisito mínimo de atividade física diária, que pode ser mais difícil devido ao aumento do teletrabalho e acesso limitado ao esporte e outras atividades recreativas”, informa a Organização Mundial de Saúde.

Outra ação em prol do uso da bicicleta no combate à pandemia do coronavírus diz respeito à campanha “Bicicleta para Futuros Possíveis” realizada pela União de Ciclistas do Brasil que objetiva “buscar as melhorias das condições de uso da bicicleta como modo de mobilidade e transporte durante e após a pandemia”.