O entregador Matheus Fernandes, de 18 anos, foi agredido e ameaçado por dois homens no Ilha Plaza Shopping, na Ilha do Governador, no Rio. Ele foi trocar o relógio que havia comprado para o Dia dos Pais e acabou no chão, imobilizado por um homem de camisa vermelha. Outro, de camisa preta, observa a ação. Frequentadores do shopping se aproximaram e exigiram que ele fosse solto.
Matheus trabalha como entregador de comida por aplicativo. Ele disse que percebeu que estava sendo seguido por homens à paisana e foi abordado por eles dentro da loja Renner: “Estava esperando pelo atendimento quando ele se aproximou de mim e disse: ‘Vamos ali’. Eu disse que não sairia dali e que não era nenhum ladrão. Fui tratado como se não fosse nada, e ainda colocaram uma pistola na minha cabeça. E por que isso? Porque estou com um relógio bacana sou ladrão? Não sou ladrão não”.
As imagens mostram que um segurança do Plaza chegou a presenciar a agressão, mas, no momento em que o vídeo era gravado, ele não tomou nenhuma providência. Só depois que clientes do shopping reclamaram das agressões, os dois homens saíram.
Por telefone, Matheus afirmou que os homens estavam com o documento dele. “Ele devolveu minha carteira, mas não meu cartão”. Matheus tentou registrar o caso na delegacia da Ilha do Governador, mas foi orientado a fazer o boletim de ocorrência online porque os atendimentos estão restritos por conta da pandemia.
A loja emitiu nota sobre o caso: “A Renner informa que repudia e não compactua com qualquer forma de violência e discriminação. Estamos tomando as medidas necessárias para esclarecer o fato e já nos colocamos à disposição do Matheus Fernandes para dar o suporte necessário. A empresa reitera que não teve qualquer relação com o episódio em questão. No processo de apuração interna sobre o caso, ficou claro que os agressores não integram o quadro de colaboradores ou de prestadores de serviço da Renner. Já pedimos esclarecimento ao shopping Ilha Plaza para entender o que ocorreu. Também estamos colaborando com as autoridades, fornecendo as imagens de nosso circuito interno de TV proativamente para facilitar a identificação dos agressores.”
O Ilha Plaza Shopping afirmou que lamenta profundamente o ocorrido e que repudia qualquer tipo de violência. Neste momento, o empreendimento está apurando rigorosamente os fatos para tomar as medidas necessárias: “O Ilha Plaza Shopping é um estabelecimento familiar reconhecido por ser um ambiente pacífico, democrático e seguro. Nenhum tipo de violência é tolerado dentro das nossas dependências”, afirmou.