“Solidariedade Mora ao Lado” estimula doação de sangue perto de casa

Hemóvel- Foto Camila Souza-SECOM

Amanhã, 11, acontece mais uma edição da campanha “Hemoba em Casa – A Solidariedade Mora ao Lado”, desta vez os dois ônibus do hemocentro estarão à disposição das pessoas no Clube Colina de Piatã, bairro da orla de Salvador. A proposta dos Hemóveis é facilitar a participação dos doadores durante a pandemia pela Covid-19. As unidades  ficarão instaladas no local até o dia 14, das 8h às 17h.

Respeitando as exigências da Anvisa, os ônibus terão apenas dois assentos para coleta, com a triagem em sala anexa. Com o Hemóvel é possível  ampliar a cobertura do ‘Hemoba em Casa’ e regularizar os estoques de sangue, que têm atingido níveis críticos em todas as unidades de coleta da Bahia durante a pandemia.

O Hemóvel permite manter a temperatura ideal de conservação para as bolsas de sangue, precisando apenas de um espaço para estacionar os veículos e uma área para atender os moradores. “O Hemoba em Casa é um dos projetos que devemos manter pós pandemia, pois tem tido efeitos muito positivos no incentivo e na acessibilidade da doação de sangue”, explica Fernando Araújo, hematologista e diretor geral da Hemoba.

As associações ou conselho de moradores interessados em receber a campanha ‘Hemoba em Casa – A Solidariedade Mora ao Lado’ devem procurar o setor de Captação de Doadores da Fundação Hemoba para realizar a inscrição através do e-mail conta.captacao@hemoba.ba.gov.br. O telefone para contato é o (71) 3116-5603. Para participar da ação é necessário que o local tenha um espaço para atender cerca de 500 moradores aptos à doação.

A sede da Hemoba, na Vasco da Gama, continua recebendo os voluntários espontâneos, sem necessidade de agendamento, mas sugere que o doador compareça de forma sistematizada. Para agendar a doação, é preciso preencher um formulário no site da Hemoba (www.hemoba.ba.gov.br), enviar um email para horamarcada@hemoba.ba.gov.br ou ligar diretamente para a unidade através do número (71) 3116-5643.

Para quem tem interesse em doar sangue, precisa estar em boas condições de saúde, sem sintomas virais, pesar mais de 50 quilos, estar bem alimentado e ter entre 16 e 69 anos incompletos. Menores de 18 anos precisam estar acompanhados de um responsável legal, e apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional.