Faleceu nesta segunda feira, 17, o médico baiano Elsimar Coutinho, aos 90 anos, internado no Hospital Sírio e Libanês, em São Paulo, desde o dia 20 julho. Elsimar Coutinho, já tinha sido internado no Hospital Aliança, em Salvador, antes de ser transferido para São Paulo.
Elsimar foi o fundador do Centro de Pesquisa e Assistência em Reprodução Humana (Ceparh) e era autoridade mundial em tratamentos de infertilidade provocada por endometriose e miomatose. Foi também o ioneiro no desenvolvimento de anticoncepcionais femininos e na fabricação de implantes hormonais.
Elsimar Coutinho foi presidente do South to South, organismo internacional que reune pesquisadores de países em desenvolvimento, localizados no Hemisfério Sul, para o desenvolvimento conjunto de novos métodos contraceptivos mais adequados como um à base de gossipol, uma fração de óleo de algodão com efeito nato-espermatogênese, tida como a primeira proposta de pílula anticoncepcional masculina.
Nascido na região metropolitana de Salvador, na cidade de Pojuca, formou-se em Farmácia e Medicina na Universidade Federal da Bahia- UFBA, e já acumulava mais de 50 anos de atividade profissional.