Congresso derruba veto presidencial e reconhece profissão de historiador

Foto ilustrativa

A regulamentação da p19 de agosto é o Dia da profissão de historiador que foi publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira, 18, depois de vetada pelo presidente Jair Bolsonaro e o Congresso Nacional ter derrubado o veto. Emblematicamente, no Dia do Historiador, 19 de agosto. Historiador, já disse alguém, é o profissional que “lembra a sociedade aquilo que ela quer esquecer”, mas esta é apenas uma definição jocosa.

O historiador, na realidade, é um profissional que “consulta as diversas fontes de informação sobre a época a ser estudada, pesquisando arquivos, bibliotecas, crônicas e publicações periódicas, estuda as obras de outros historiadores para obter as informações necessárias à elaboração de seu trabalho”, informa o portal da Universidade Federal de Santa Catarina.

A partir da lei, “poderão exercer a atividade de historiador os portadores de diploma de curso superior, de mestrado ou doutorado em história, mestrado ou doutorado obtido em programas de pós-graduação com reconhecimento oficial e linha de pesquisa dedicada à história”, além dos “profissionais diplomados em outras áreas que tenham exercido, comprovadamente, há mais de cinco anos, a profissão de historiador”.

Acesse e leia a íntegra da lei aqui.