Natal recupera área onde chuvas destruíram casas em 2014

Grafite na escadaria do bairro Mãe Luíza, em Natal - Foto Miguel Carcará

Depois de um desastre que destruiu 85 casas e deixou 185 famílias vitimas de um deslizamento de terra decorrente das fortes chuvas, os moradores puderam novamente contemplar a beleza da escadaria do bairro Mãe Luíza, em Natal.

O acidente em questão, aconteceu no dia 13 de junho de 2014, no mesmo dia em que na Arena da Dunas, jogavam as seleções do México e Camarões, na primeira partida no estádio pela Copa do Mundo. As chuvas daquele dia romperam tubulações de água formando uma cratera na encosta da rua Guanabara.

A prefeitura entregou aos moradores a obra de revitalização do local com rampa de acesso, escadaria, academia funcional, posto policial e os serviços de macro e microdrenagem de outras vias do bairro. E a incumbência de grafiteiros colocarem sua arte na parede da escadaria.

Fato histórico do bairro, batizado com o nome Mãe Luíza, é um bairro popular localizado numa área privilegiada, na zona leste de Natal, entre Areia Preta e Petrópolis, bairros nobres da cidade. Traz referência à força e nobreza de espírito de uma mulher chamada Luíza, parteira da comunidade e porteira do Farol de Natal, que hoje também recebe seu nome. O Farol de Mãe Luíza, cartão postal do bairro, foi inaugurado em 1951 com a função de iluminar a chegada das embarcações na cidade.

Com a reforma concluída, a escadaria de Mãe Luíza, na zona Leste de Natal, passou por um processo de repaginação e recebeu intervenção artística em formato de mosaico e grafites em pórticos e degraus. Através da coordenação do artista plástico Miguel Carcará, que também é educador e rapper. Vinte artistas potiguares se revezaram em horários e grupos, no qual se fez necessário seguir as orientações de distanciamento social e higienização em prevenção ao novo coronavírus. Todo grafite durou um mês pra ficar pronto, entre mês metade de julho e a semana passada.

A intervenção artística na escadaria de Mãe Luíza combina arte em mosaico e pinturas em grafites e é inspirada na Escadaria Selarón, do bairro de Santa Teresa-RJ. Porém, mas a arte não agradou a todos, no último dia 13 de agosto, o ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo, se pronunciou em suas redes sociais com as seguintes palavras: “Obra que realizamos com tanta dedicação e amor, ficou feia com tanta grafitagem. Faço apelo a prefeitura/Funcarte para corrigir e devolver a beleza arquitetônica desta obra de arte tão bonita.”.

Essa declaração do ex-prefeito, revoltou aos cidadãos natalenses, em especial o moradores de Mãe Luíza, que vivenciaram a tragédia e puderam acompanhar toda obra de revitalização do local, uma vez que a promessa era que os serviços pudessem exibir uma nova realidade aos moradores e visitantes do bairro de Mãe Luíza, além da valorização de artistas locais, de acordo com SEMOV (Secretária Municipal de Obras Públicas e infraestrutura).