Prudência adia Fase 3 da reabertura em Salvador

Parque da Cidade, em Salvador. Foto: Informe Baiano

Prevista para a segunda-feira, 24, a Fase 3 da reabertura em Salvador foi adiada pela prefeitura “por prudência”. Mesmo diante do cumprimento dos critérios estabelecidos para reabrir as atividades econômicas desta etapa, como taxa de ocupação dos leitos igual ou menor que 60% por pelo menos cinco dias e distância de 15 dias entre as fases 2 e 3, a prefeitura e o governo do estado decidiram em conjunto adiar a reabertura para avaliar melhor o fluxo da fase 2.

Para a fase 3 está prevista a reabertura de parques, cinemas, teatros e clubes. A flexibilização do isolamento social para o início das fases 1 e 2, que aconteceu entre julho e o começo de agosto, avolumaram muitas atividades em um curto espaço de tempo, depois de cinco meses sem funcionamento em muitos setores, o que pesou decisivamente no adiamento da Fase 3.

“Tivemos nesse último final de semana o primeiro teste com tantas atividades funcionando ao mesmo tempo na capital. E estamos acompanhando os números. Houve, na média móvel da última semana um dia específico com pico do número de casos, impactando em toda média móvel. Estamos examinando a razão disso”, comentou ACM Neto, prefeito de Salvador.

Além da retomada das atividades econômicas, que acarretou aumento significativo do número de pessoas nas ruas, o desrespeito de parte da população diante das recomendações sanitárias está contribuindo negativamente para essa tensão atual e o adiamento de algumas ações.

As festas e aglomerações serão fiscalizados mais intensamente e punições serão aplicadas para inibir a proliferação do coronavírus e possibilitar a o avanço das fases dentro do protocolos de reabertura.