Foi inaugurada nesta segunda-feira, 24, a Unidade de Apoio ao Diagnóstico da Covid-19 no Distrito de Inovação do Eusébio, na Grande Fortaleza, com capacidade para faz 10 mil testes diários e revelar os resultados em até 48 horas. O centro terá 200 profissionais entre biologistas e técnicos de laboratório que vão trabalhar em regime de revezamento em três turnos.
“Essa unidade é um exemplo de que há um esforço conjunto com o único objetivo de ajudar a mitigar e investir em algo fundamental. Ela vai permitir o que há de mais moderno e fazer mais de 10 mil testagens por dia, não só para o Ceará, mas para outros estados do Nordeste”, disse Camilo Santana, governador do Ceará.
O Ceará é o quarto estado a receber este tipo de infraestrutura tecnológica. Os outros são Rio de Janeiro, Paraná e São Paulo. Nos quatro centros poderão ser processados até 1 milhão de testes por mês.
Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, no boletim informado na manhã de hoje, 24, o estado do Ceará chegou a 205.564 casos de coronavírus e 8.292 óbitos.
“Após a pandemia do coronavírus, a estrutura no Ceará vai permanecer como legado para o sistema de epidemiologia do SUS. O Brasil precisará avançar, sem dúvida, no campo da vigilância e da preparação para emergências sanitárias”, comentou Nísia Trindade Lima, presidente da Fiocruz.