O tema da semana da live da ANF transmitida hoje às 17h30 no canal da agência no You é a falta de uma política de saúde pública no país que tem um dos sistemas de saúde mais universais e gratuitos do mundo. Apesar de tudo, como o SUS vencerá a pandemia? Quem responderá é a médica sanitarista Lígia Giovanella, especialista no assunto.
Há 32 anos o Brasil implantou o Sistema Único de Saúde para garantir a todos atendimento e proteção na rede pública da atenção básica até transplantes. É a maior rede de atendimento público e gratuito no mundo, mas sofre subfinanciamento crônico agravado pela Emenda Constitucional de 2016 que congelou gastos públicos em saúde por 20 anos. Mesmo assim, o SUS enfrenta uma campanha ferrenha pela privatização, sobretudo nesta época de neoliberalismo desenfreado, em especial no país em que a pandemia descontrolada serve de palco ideológico e político de um governo que não disfarça a tendência genocida contra a parcela mais pobre e desassistida da população.
Como poderíamos enfrentar melhor a pandemia? O que falta para garantir a saúde e o bem-estar da população? Por que, apesar da tentativa insidiosa de destruí-lo, o nosso SUS vencerá a batalha da pandemia? Para responder estas e outras questões, nossa live recebe uma especialista em estudos sobre o SUS e defensora de uma política de saúde pública no Brasil: a médica sanitarista Lígia Giovanella, incansável na luta por um SUS público universal de qualidade.