Nos dias 18 e 19 de setembro acontece a estreia do espetáculo online “Na Manha”, no canal oficial da Arena Carioca Dicró. A produção é resultado da residência artística do Passinho Carioca, com direção cênica de Andreza Jorge e Simonne Alves do Coletivo Mulheres ao Vento. Os planos eram que o espetáculo fosse realizado presencialmente, porém com a pandemia o projeto foi finalizado na forma de um espetáculo/vídeo-dança.
“O processo de criação do ‘Na Manha’ foi muito desafiador do ponto de vista artístico para uma construção corporal e cênica. O contato, o toque, o som da respiração e a energia do movimento dos bailarinos são os principais combustíveis para criação e a troca desses elementos com o público. Foi preciso pensar em formas de manter essa magia cênica através dos vídeos e imaginar as sensações provocadas nos espectadores, assim, a distância. Foi muito forte, intenso e exigiu uma entrega corporal muito maior, movimentos maiores e gestos significativos o suficiente para transpor a tela. Acredito que conseguimos criar esse ambiente-espaço-sensação. Agora é só esperar com muita ansiedade essa estreia!”, diz Andreza Jorge.
Segundo os organizadores, o espetáculo irá propor uma reflexão sobre a diversidade e a potencialidade presente nos saberes do corpo. Ainda de acordo com os organizadores, o público poderá observar esses contextos a partir da trajetória de vida, presente nos debates sobre identidade e cultura negra e, principalmente, sobre o cotidiano do jovem que escolhe o “Passinho” como maneira de se comunicar com o mundo. “Na Manha propõe uma conversa entre o que se sente e o que se expressa, reivindicando a possibilidade de cada um ter a sua, sem prejulgamentos, uma proposta de criação coletiva, e desconstrução social, que não ignora seus sujeitos, seus corpos diversos, e suas características mais particulares, sendo elas sua própria identidade, sua maneira de ser e estar no mundo. Afinal cada um tem a sua manha”, diz o texto da sinopse do espetáculo.
Entre os meses de janeiro e fevereiro a residência contou com quatro encontros presenciais e, em seguida, passaram a ser online. Para o diretor da Cia. Passinho Carioca, Thiago de Paula, a experiência foi uma chance de aprofundar a pesquisa do grupo. “Foi um processo incrível termos participado da residência e termos a honra de sermos dirigidos por duas mulheres que admiramos muito! Estamos muito ansiosos para dividir com o público mais esse momento da história do Passinho Carioca”, expressou. Segundo Mayra de Farias, uma das dançarinas da Cia. Passinho Carioca, é muito importante que o Passinho alcance um maior número de pessoas. “Esse processo foi especial por abordar um tema que sempre esteve colado nas nossas vivências porém nunca foi levado aos palcos dessa maneira, o espetáculo traz intervenções dentro da dança passinho que são importantes demais para o movimento”, disse.
Serviço
Espetáculo Na Manha
Dias 18 e 19 de setembro de 2020 (sexta e sábado)
Horário: 18h
Online: YouTube Oficial Arena Carioca Dicró
Online e Gratuito.
Realização: UNIPERIFERIAS, INSTITUTO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS DA PUC RIO, INSTITUTO PROMUNDO, OBSERVATÓRIO DE FAVELAS, CIA. PASSINHO CARIOCA, COLETIVO MULHERES AO VENTO E GLOBALGRACE.
Apoio: GCRF UK Research and Innovation