Renato Ferreira, 39 anos, mais conhecido como palhaço Topetão, já esteve em quase todos os principais programas da televisão brasileira, mas nem sempre foi tão famoso. Quando pequeno, morador da favela de Vigário Geral, já era fã do palhaço Carequinha. Porém o que despertou seu interesse foi o palhaço da Folia de Reis. Ele conta que sempre esperava que o pessoal da Folia entrasse em sua casa, porém isso nunca acontecia, pois sua mãe era evangélica. Quando começou a se interessar pelo circo teve algumas dificuldades: “No inicio tinha um pouco de preconceito, pois para quem é de comunidade, esse meio artístico parece meio distante”.
Com 13 anos de idade já fazia teatro e logo depois fez quatro anos de escola nacional do circo. Hoje ele conta orgulhoso que já passam vinte anos de trabalho com muito amor e dedicação. Esse trabalho rendeu a criação da companhia UP LEON, que prepara artistas profissionais de circo para trabalhar no exterior. Sua companhia já preparou mais de duzentos e cinqüenta artistas para fora e hoje conta com noventa funcionários, sendo 10 na produção e 80 artistas que estão espalhados em vários países da Europa.
A partir de fevereiro, Topetão estreará em cadeia nacional, na REDE BRASIL, um programa de TV para o público infantil. Em recente apresentação para mais de trinta mil pessoas, na Quinta da Boa Vista, fez questão de falar para os presentes sobre a importância de cada um acreditar em seu potencial, usando como exemplo sua trajetória: “fui o primeiro a sair de Vigário Geral para o mundo e não peguei carona na chacina”, afirma.