Estudantes moradores em favela e educadores de escolas da rede pública, de projetos sociais ou ONGs atuantes em alguma comunidade podem participar da 1ª Jornada da Educação Favelada, a ser realizada nos dias 4, 6 e 8 de novembro, das 18h às 20h. O evento on-line, promovido pela Tela Preta Tech, vai debater o conceito de “educação favelada”, a junção de tecnologia e educação e o futuro da educação nas favelas, e contará com a participação de convidados e dinâmicas de criação de ideias e interações entre os participantes. As inscrições terminam no próximo dia 26 de outubro e devem ser feitas por meio de formulário on-line.
A jornada tem o intuito de entender os desafios da educação tecnológica nas periferias, refletir sobre questões sociais e raciais para que assim seja possível uma capacitação tecnológica e a redução das desigualdades sociais no país.
“Desejamos promover um ambiente acolhedor de diálogos e questionamentos de modo que no futuro possamos orientar a carreira profissional dos moradores de favelas para que eles se vejam dentro das outras diversas perspectivas existentes”, explica Natacha Carvalho, uma das fundadoras da Tela Preta Tech.
Os encontros on-line visam criar, juntamente com alunos e educadores, uma rede de apoio para construção de caminhos, sob a perspectiva de quem mora e atua na favela. “A jornada é o ponto de partida para construirmos um ambiente colaborativo entre a educação e a favela. Queremos discutir sobre as dificuldades que existem entre a favela e a tecnologia para então tentarmos solucionar os problemas existentes”, completa.
O projeto Tela Preta Tech, criado por Natacha Carvalho, Lívia Almeida, Paloma Porfírio e Renata Siqueira, quer levar a linguagem computacional, a tecnologia e a programação para favelas e periferias, criando novos caminhos pretos de aprendizagem.
Programação:
Quarta, 4 de novembro de 2020
18:00 – 20:00
Educação favelada (produzindo conceitos)
Sexta, 6 de novembro de 2020
18:00 – 20:00
Educação e tecnologia na favela (meios de facilitação)
Domingo, 8 de novembro de 2020
18:00 – 20:00
Favela e futuro (pensando o pós-pandemia e afrofuturismo)
Para se inscrever na 1ª Jornada da Educação Favelada clique aqui.