Bairros de Salvador voltam a ter medidas sanitárias para conter o avanço da pandemia

Ação da prefeitura acontece na Pituba e Brotas- Foto: Bruno Concha / Secom Prefeitura de Salvador

A partir desta quarta-feira, 2, a prefeitura de Salvador retoma com medidas de higienização nos bairros da Pituba, que atualmente tem 2.967 registros de casos da Covid-19 e em Brotas com 2.614 casos. Serão distribuídas máscaras à população, higienização das ruas de ambas as regiões e a realização de 150 testes por dia em cada bairro, no final de linha Brotas e na Praça Ana Lúcia Magalhães, na Pituba.

“Na minha rua, tiveram diversas carreatas com aglomeração de pessoas, mas a Prefeitura não fiscalizou. Faz tempo que esse relaxamento ocorre, mas o número crescente de casos ativos é reflexo da campanha”, comenta Ianne Santana, 26 anos, moradora da Pituba.

Essas medidas já haviam sido realizadas nos dois locais ainda no primeiro semestre deste ano. Devido a crescente nos novos números de casos a gestão municipal decidiu retornar com as ações nas localidades.

“Quando a pandemia chegou a Salvador, quais foram os bairros por onde ela começou? Pituba e Brotas. É o que está acontecendo de novo. Para isso, vamos agir de modo que não tenhamos uma explosão de casos na cidade”, comenta ACM Neto, Prefeito de Salvador.

Inicialmente as ações devem durar sete dias. Outros bairros da capital baiana como também estão no cronograma de ações para os próximos dias.

“Vejo um fluxo maior de pessoas na rua, considero essa redução na preocupação algo normal pelo tempo passado, mas isso não é seguro”, diz João Gabriel Dantas, 24, morador de Brotas.

As atividades econômicas não serão afetadas. Academias, bares, restaurantes, lanchonetes, entre outros espaços irão funcionar normalmente. Nenhum estabelecimento seja fechado ou terá sua carga horária de atividade reduzida.

“A reversão da liberação pode ocorrer se o número de novos casos for superior ao número de leitos disponíveis. Se tivermos que fechar, vamos fechar. Não tenho receio disso. A vida está em primeiro lugar. Por isso, faço um apelo para que as pessoas redobrem seus cuidados”, explica ACM Neto.

Leia mais: Medidas restritivas são mantidas na periferia de Salvador

Mais bairros de Salvador têm medidas restritivas e outros terão prorrogação