Com aumento do número de casos do novo coronavírus no Rio de Janeiro, o governo do estado, por meio da Secretaria de Saúde, irá ampliar a testagem da Covid, por RT-PCR (coleta de amostras no nariz com um cotonete), para a população a partir desta sexta-feira, 4.
Inicialmente, os exames estarão sendo feitos nas unidades: Hospital Estadual Alberto Torres e na UPA Colubandê, em São Gonçalo, Região Metropolitana; e no Hospital Zilda Arns, em Volta Redonda, Sul do estado. Serão fornecidos 1.500 testes por dia nas unidades.
Para conseguir ser testado, é necessário realizar agendamento pelo aplicativo “Dados do Bem”. Ao baixá-lo e realizar um cadastro inicial, será encaminhado para responder um questionário de autoavaliação.
A partir disso, os pacientes que mais necessitarem da testagem, serão selecionados para fazer o exame gratuito. Ele receberá o dia e o horário pelo próprio aplicativo, assim como o resultado do teste, que fica pronto em até 72 horas.
Ao G1, o secretário estadual de saúde, Carlos Alberto Chaves, afirmou que a alta letalidade do vírus pode estar relacionada a uma testagem ineficiente. “Quanto mais casos positivos entram, mais a taxa de letalidade cai, porque é uma relação de número de mortes sobre número de casos”, analisa.
Leia mais: Organizações realizam testes gratuitos de Covid-19 nas favelas do Rio
Leia mais: Painel Unificado Covid-19 nas Favelas lança campanha sobre importância do acesso à informação