Filmado e dirigido por nove jovens que moram em áreas de vulnerabilidade de Maceió, o documentário “Visão das Grotas”, tem a edição assinada pelo cineasta alagoano Paulo Silver, diretor do curta-metragem Trincheira.
A exibição será exibido na 11ª edição da Mostra Sururu de Cinema Alagoano, que este ano será online, entre os dias 14 e 19 de dezembro.
A produção mostra o enfrentamento da pandemia em localidades de maior vulnerabilidade da cidade sob o olhar de quem mora nessas regiões. Os jovens Mary, Maysa, Letícia, Ewelyn, Rafaela, Agnes, Tauan, Josias e Wallison têm idades entre 16 e 28 anos.
Os jovens ficaram juntos entre os meses de setembro e outubro, participando de oficinas virtuais de Comunicação Popular e foram colocaram em prática utilizando celular para gravar. A produção contemplou desde a percepção comunitária sobre a Covid-19 até os impactos do novo coronavírus nas grotas.
Após a Mostra Sururu, o curta-metragem “Visão das Grotas” receberá legendas em inglês e português e ficará disponível para acesso no canal do ONU-Habitat no YouTube.
No dia 16 de dezembro, às 19h, o documentário será representado por Mary Alves, do Morro do Ary, no debate promovido pela Mostra Sururu com os realizadores das obras que integram a programação oficial.
Os autores fazem parte do Projeto Emergencial de Monitoramento da Covid-19 realizado em Maceió pelo ONU-Habitat em parceria com o Governo de Alagoas.