A conquista de Jojo Todynho, fez com que a #pretosnotopo estivesse entre os primeiros lugares do Twitter- Crédito: Divulgação

A conquista de Jojo Todynho, fez com que a #pretosnotopo estivesse entre os primeiros lugares do Twitter, reafirmando a grande audiência da população e a importância desta conquista para o povo preto, que diariamente luta contra a desigualdade, o preconceito e o genocídio de corpos negros.

Outros nomes também fazem parte dessa celebre lista de conquistas em 2020, que ocuparam seu lugar de direito no país.

Pretos no topo

O jovem Victor Alves, se tornou vencedor do ‘The Voice’, da ‘Rede Globo’, na categoria adulta. Victor estava no time da técnica e também cantora Iza, mulher negra.

“De verdade, não imaginava nem que fosse chegar à final. Nem da Rodada de Fogo achei que fosse passar. Não tenho nem palavras para poder descrever o quanto estou feliz. Quero dedicar isso aqui (troféu) para minha mãe que acreditou muito em mim. Se não fosse por ela, não estaria aqui. Tô muito feliz”, diz Victor Alves.

Victor Alves, vencedor do ‘The Voice’ 2020- Crédito: Arquivo Rede Globo

O paulistano Luiz Carlos foi o campeão do MasterChef 2020, programa exibido na Band. Luiz Carlos, é morador da Brasilândia, Zona Norte de São Paulo.

Luiz Carlos, campeão do MasterChef 2020- Crédito: Arquivo Pessoal

No The Voice Kids, Kauê Penna, conquistou o primeiro lugar, colocando em pauta mais uma vez a representatividade do povo preto ocupando grandes espaços dentro e fora da televisão. Carlinhos Brown, que tmabém é uma referência para os negros, foi o técnico do adolescente.

“Nós podemos sim, independentemente de todas as dificuldades. As minhas maiores inspirações são pretas e tenho orgulho do que temos conquistado. Essa vitória nos realities, falo por mim e por todos os outros vencedores, foi muito importante para todos nós. Torci muito por todos eles e fico feliz de verdade”, desabafa Kauê Penna.

Kauê Penna, conquistou o The Voice Kids 2020- Crédito: Arquivo Rede Globo

A Nova-iorquina, radicada no Rio de Janeiro, Alma Thomas, se tornou a campeã do “The Four Brasil”, reality musical da RecordTV.

Crédito: Blad Meneghel/Record TV

Thelma Assis, médica anestesiologista completa o time de vencedores em reality neste ano. Ela foi a vencedora da edição 2020 do Big brother Brasil, programa que tem repercussão mundial. “Na minha vida, durante todos os momentos em que precisei de força, lá estava minha mãe me incentivando, me encorajando”, comenta Thelma Assis.

Thelma Assis, vencedora do Big brother Brasil 2020- Crédito: Arquivo pessoal

O influencer Leandro Santos, morador da Zona Leste de São Paulo, conquistou o título do “‘MasterChef’ dos drinques”, no programa “Bar Aberto”. da Band. Leandro tem o apelido de “Mussum Alive”.

Leandro Santos, ganhou MasterChef’ dos drinques 2020- Crédito: Arquivo pessoal

Estatísticas

De acordo com o Atlas da Violência 2020, divulgado em agosto, pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), no Brasil, os casos de racismo e injúria racial são frequentes e os casos de homicídio de pessoas negras (pretas e pardas) aumentaram 11,5% em uma década.

Em um levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2018, comprovou que a renda domiciliar per capita de pessoas pretas e pardas é de R$ 934, e que a de brancos chegava a ser o dobro, comprovando em dados o quão grande é a desigualdade social no Brasil.

Segundo o Mapa da Violência de 2017, feito pela Faculdade Latino-Americana de Ciência Sociais, que compõe uma campanha da ONU, foi apontado que um preto morre no Brasil a cada 23 minutos, e nesse mesmo ano o Atlas da Violência mostrou que 75% das pessoas assassinadas são pretas ou pardas.

Essas vitórias foram necessárias para encher os corações de milhares de familiares pretos que se sentiram representados em diversos programas de grande audiência, abrindo espaço para que o povo negro possa cada vez mais chegar no topo.