Artistas, autoridades, produtores culturais e membros da sociedade civil de várias regiões do país participaram da cerimônia de lançamento do e-book “Como anda a Lei Aldir Blanc”?
O livro conta com 15 textos inéditos de várias categorias como ensaio, conto, resenha, artigos, poemas, prosas, testemunhos, relatórios, pesquisas e manifestos.
O lançamento aconteceu na última terça-feira, 22, através de uma live. O ato também marcou como um manifesto nacional pela prorrogação dos prazos de execução da Lei Aldir Blanc até 2021.
O e-book, tem textos que citam o estado da arte, sobre o que aconteceu com os artistas durante o período da pandemia e sobre o que foi a Lei Aldir Blanc para esses profissionais.
A construção do livro tem a participação de: Jandira Feghali, Ursula Vidal, Fabiano dos Santos Piúba, Gabriel Portela, Urânia Munzanzu, Carla Ramos Munzanzu, Eduardo Barata, Márcia Dias, Juliana Dias, André Luzzi de Campos, Cassiane Tomilhero Frias, Danielle Barros, Victor De Wolf, Aline Mara Ribeiro, Marcia Costa Rodrigues, Gustavo Portella, Fernanda Guedes e Lillian Pacheco.
Segundo a Deputada Federal, Jandira Feghali, “não existe política cultural brasileira, o que exite no momento é a Lei Aldir Blanc possibilitando que as políticas que existem nas cidades pudessem ter um pouco de nutrição, algum oxigênio, pra que elas pudessem ser reforçadas, onde existe política cultural não é em Brasília. A lei partiu da sociedade e teve resposta no parlamento”.
Entre as ações efetivadas, foi elaborada uma cartilha sobre a lei, para que as pessoas pudessem usar a lei com mais simplicidade. O dado positivo é que do valor de R$ 3 bi da Lei, já foram repassados aos entes federados R$ 2.999.836.049 (Dados de 21/12).
Para Alexandre Santini, Gestor cultural, dramaturgo e escritor, com formação em Teoria do Teatro pela UNIRIO e mestre em Cultura e Territorialidades pela UFF, “o jogo ainda está sendo jogado! Pressão no governo para a publicação da Medida Provisória que garanta a prorrogação. Agora é pressão total para que a execução dos recursos seja prorrogada e para que cheguem efetivamente na ponta”!
“O objetivo da live foi refletir sobre “os problemas e as soluções encontradas, abordadas sobre diversos pontos de vista, de vários olhares, lugares e perspectivas de como está sendo a implementação da lei, considerada uma das políticas públicas que mais movimentou o cenário cultural brasileiro, principalmente neste momento de pandemia”, comenta, Alexandre Santini, mediador da live.
Baixe o livro gratuitamente através do link: Livro como anda a Lei Aldir blanc
#ProrrogaLeiAldirBlancJá