“Não entregamos em seu endereço. É área de risco”. Todo morador de favela já viu pelo menos uma vez essa frase ao fazer compras on-line. Pensando no desgaste dessa população, de sempre ter que se locomover até uma agência muitas vezes longe de sua casa para conseguir pegar sua encomenda, a Clique Retire em parceria com a ONG Atitude Social criaram o projeto de caixas postais inteligentes nas favelas.
A primeira favela do Rio de Janeiro a receber os e-Boxes é a Vila Cruzeiro, no Complexo da Penha, Zona Norte da cidade. E a iniciativa têm se mostrado um sucesso entre os moradores. Carla Martins da Costa, de 21 anos, fala que nunca tinha feito uma compra on-line, pois, nunca recebia suas mercadorias em casa. “Vamos poder passar a comprar mais pela internet. Muitas vezes precisamos de algum produto e não encontramos em loja física. Ou desistíamos ou encarávamos toda a dificuldade de ir buscar”, explica a moradora.
Segundo a pesquisa “Economia das Favelas – Renda e Consumo nas Favelas Brasileiras”, feita pelos institutos Data Favela e Locomotiva, 1/3 dos consumidores que moram em favelas usam o comércio eletrônico, mas não conseguem receber seus produtos. De acordo com o diretor executivo da Clique Retire, Gustavo Atuzo, a Vila Cruzeiro é a primeira experiência e já estão trabalhando para instalar outros e-Boxes pela cidade ainda no primeiro semestre de 2021. “Nosso foco este ano será no RJ e SP, onde mapeamos 10 comunidades que abrigam 970 mil pessoas que precisam urgentemente de nossos serviços”, comenta.
Esther Agatha Vieira Ferreira, 22 anos, também é moradora da Vila Cruzeiro e já utilizou o serviço dos e-Boxes cinco vezes. Antes, ela conta que muitas vezes utilizava o horário do almoço no serviço para pegar sua encomenda na central dos Correios na Penha, Zona Norte. “Eu só vejo benefício, pela praticidade, pelo acesso e pela rapidez. Não leva cinco minutos”, revela.
Geração de renda local
Para além de colaborar nas entregas das encomendas dos moradores, a iniciativa também valoriza os fornecedores e comerciantes locais, gerando renda para a própria favela. Na escolha de promotores, gráficas e outros fornecedores, os locais foram priorizados. Inclusive na parte da logística, onde uma empresa terceirizada da Vila Cruzeiro foi contratada. “É com muita alegria que fazemos esse movimento. Enquanto crescemos, ajudamos pessoas de forma sustentável”, completa Artuzo.
Os e-Boxes estão instalados e em fase de testes dentro da sede da ONG Atitude Social – Estrada José Rucas, 1.266 – Penha.
Como funciona?
Para utilização por pessoas físicas e microempresários:
1) Cadastro no site da Clique Retire ou pelo aplicativo do serviço
2) Ao realizar a compra pela internet, o cliente coloca seu código pessoal ao lado do seu nome e usa o endereço da empresa no Rio: Rua Deputado Ulysses Guimarães, 15 – Complemento: Metrô Estácio Clique Retire – Cidade Nova – CEP:.20211-225.
3) Quando o produto chega, a Clique Retire envia um aviso por SMS e o prazo para retirada é de até 72 horas.
4) A partir de então é só se dirigir ao e-Box escolhido, utilizar o QR code recebido para abrir o compartimento e retirar o produto comprado.
Há um formato máximo das gavetas para recebimento das encomendas. As dimensões da embalagem do produto devem ter até 34cm x 39cm x 47cm (comportam até uma caixa de micro-ondas, por exemplo).
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