Aconteceu nesta quinta-feira (14), uma reunião entre o Ministério da Saúde e mais de 100 prefeitos que fazem parte da Frente Nacional de Prefeitos, com objetivo de abordar pontos emergenciais sobre à vacinação contra a Covid-19 nos municípios. O início da vacinação no país está previsto para o dia 20 de janeiro.
Entre os assuntos discutidos estavam o calendário de imunização, planejamento, organização e logística de aquisição e distribuição de insumos.
O encontro serviu de alinhamento antes da avaliação dos pedidos de uso emergencial das vacinas Coronavac e de Oxford/AstraZeneca, que será feita pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), prevista para acontecer no domingo (17/01).
Na próxima terça-feira (19/01), haverá um encontro entre o ministro da saúde e governadores de Estado, onde será discutido o plano para iniciar a primeira etapa de vacinação contra o novo coronavírus.
Vacinas
Nesta sexta-feira (15), uma aeronave da empresa Azul sairá do Recife até a Índia, para buscar 2 milhões de doses da vacina contra a covid-19 produzida pela Universidade de Oxford e a farmacêutica AstraZeneca.
As Vacinas foram importadas pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
O avião que fará o transporte das vacinas é equipado com contêineres. A decolagem será do Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre, na Zona Sul da cidade.
No plano de vacinação ainda não está inserido a população com menos de 20 anos e gestantes, pois estes grupos não participaram dos testes.
Leia mais: População de 50 países já está sendo vacinada contra Covid-19
Consórcio Nordeste pretende criar comissão de emergência para vacinação contra Covid-19
Fortaleza: população de risco será vacinada em casa contra Covid-19