Na próxima sexta-feira, 15, às 20h, acontece a inauguração da I Mostra de Artes do Coletivo FALA. Com um formato on-line, o projeto foi criado e desenvolvido por produtores culturais de Duque de Caxias e Belford Roxo, ambos na Baixada Fluminense do Rio de Janeiro, com o apoio cultura da Casa Fluminense e do Coletivo Raízes Orgânicas.
Ao todo, 30 artistas da Baixada foram contemplados para participar da Mostra de Artes. Além disso, todos os selecionados recebram uma ajuda de custo de R$150, uma cesta de alimentos orgânicos e uma camisa do projeto.
Segundo o produtor cultural do Coletivo FALA, Junior Melo, todo o processo, até a inauguração no dia 15 de janeiro, começou em outubro de 2020, com a abertura das inscrições. “Nós recebemos 67 inscrições válidas de artistas de diversos municípios da Baixada. Ficamos muito felizes com o resultado e a procura! Com essa inscrição a gente tbm consegue mapear esses artistas, o que ajuda na formação da rede”, comenta.
A mostra terá a representação das seguintes linguagens artísticas:
- Artes Visuais, Audiovisual;
- Dança;
- Literatura;
- Música;
- Teatro;
- Circo.
Todos os artistas selecionados enviaram um vídeo que passou por uma curadoria realizada por produtores do Coletivo FALA e outros produtores e artistas convidados, de coletivos parceiros. Todos da Baixada Fluminense. Foram analisados a relevância artística da proposta, clareza da proposta artística e a qualidade técnica do vídeo.
Neste último foi considerado a precariedade nas condições de filmagem e captação de áudio. Além disso, foi dada a prioridade a mulheres negras e pessoas LGBTQIA+. “Estamos bastante animados para realizar, assim que possível, a segunda mostra de artes do Coletivo FALA, mas, dessa vez, presencialmente!”, completa Junior.
Serviço:
I Mostra de Artes do Coletivo FALA
Dia: 15 de janeiro de 2021
Horário: 20h
Onde: Canal do Youtube do Coletivo FALA
Leia mais: O teatro voltou: Coletivo Cabaça de Parnaíba-PI apresenta Balaio Cênico