Todos estados do nordeste já começaram a imunização contra a Covid-19

Os profissionais de saúde estão no grupo prioritário nesta primeira fase- Crédito: AFP

Os primeiros estados do nordeste a iniciar o plano de vacinação contra a Covid-19 foram Ceará, Maranhão e Piauí. Os atos simbólicos começaram na noite da última segunda-feira (18).

Os estados começaram o protocolo de imunização, iniciando por profissionais da área da saúde que estão trabalhando na linha de frente no combate a pandemia do coronavírus.

A primeira pessoa a ser vacinada no estado do Ceará foi a técnica em enfermagem, Maria Silvana Souza Reis, com a presença do governador Camilo Santana e do prefeito de Fortaleza, Sarto.

No Palácio dos Leões, na capital maranhense, a primeira pessoa que recebeu a dose da vacina Coronavac foi a técnica de enfermagem do Hospital Dr. Carlos Macieira, Egle Maia Sousa.

Já no Piauí, o médico obstetra Joaquim Vaz Parente, de 75 anos, recebeu a primeira do dose da vacina.

Vacinação nesta terça-feira (19)

No estado de Alagoas, Marta Antônia de Lima, 50 anos, se tornou a primeira pessoa vacinada contra a Covid-19. Ela trabalha no Hospital da Mulher.

A cerimônia simbólica, que marcou o início da vacinação contra o coronavírus, aconteceu no Hospital Metropolitano, na Cidade Universitária, em Maceió. Estiveram presentes o governador Renan Filho (MDB) e o secretário da Saúde, Alexandre Aires.

Na Bahia, Maria Angélica de Carvalho Sobrinho, 53, enfermeira, foi a primeira pessoa a receber a dose da vacina contra a Covid-19 na Bahia.

A vacinação aconteceu no santuário das Obras Sociais Irmã Dulce (Osid), em Salvador. Com as presenças do governador Rui Costa, o prefeito da capital, Bruno Reis, e os secretários de Saúde de Salvador Léo Prates, e do estado Fábio Vilas-Boas.

A enfermeira Marineide Rodrigues Gouveia Ferreira, 60, foi a escolhida para ser a primeira pessoa a receber a dose da vacina contra a Covid-19 na Paraíba. Ela é enfermeira há 17 anos e trabalha há dez meses na linha de frente da doença, no Hospital Clementino Fraga, em João Pessoa.

O ato aconteceu na sede da Secretaria de Estado da Saúde (SES), na capital paraibana.

A capital pernambucana iniciou a vacinação a primeira etapa da vacinação com os profissionais de saúde que atuam na linha de frente para combater a pandemia. Esses profissionais fazer parte de equipes móveis que irão ao encontro das pessoas que fazem parte do grupo prioritário.

Maria José da Silva, 32, técnica de enfermagem e moradora do bairro da Iputinga, na Zona Oeste, foi a primeira a ser vacinada, no hospital de campanha localizado na Rua da Aurora, no bairro de Santo Amaro, na área central da cidade.

No Rio Grande do Norte, uma profissional de saúde também foi a primeira pessoa a receber a vacina contra a Covid-19. A técnica de enfermagem Maria das Graças Pereira de Oliveira, 57, que trabalha na linha de frente no Hospital Giselda Trigueiro, referência em doenças infectocontagiosas.

a cerimônia aconteceu na Escola de Governo, em Natal, e contou com a presença da governadora Fátima Bezerra (PT) e de prefeitos de cidades da região metropolitana.

Na capital Sergipana, a vacinação começou no Hospital Fernando Franco. A médica Juliana Nogueira, foi a primeira pessoa do estado de Sergipe a ser vacinada. Ela atua na linha de frente de combate à pandemia na urgência para síndrome gripal da unidade de saúde.

Leia mais: Anvisa autoriza por unanimidade uso emergencial das vacinas de Butantan e Fiocruz

Consórcio Nordeste negocia 50 milhões de doses da vacina Sputnik V para uso emergencial

https://www.anf.org.br/frente-nacional-de-prefeitos-se-reune-com-ministerio-da-saude-e-vacinacao-contra-covid-19-comeca-no-dia-20-01/