Quem não participou do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), nos dias 17 e 24 de janeiro pode solicitar o pedido de reaplicação a partir desta segunda-feira (25).
Antes das primeiras datas das provas os candidatos enviaram os exames e laudos médicos ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). As provas da reaplicação serão nos dias 23 e 24 de fevereiro.
O prazo para novos pedidos de reaplicação da prova termina na próxima sexta-feira (29).
A solicitação pode ser feita pelos candidatos que estavam com sintomas da Covid-19, doenças infectocontagiosas ou que tiveram problemas de logística como desastres naturais que prejudiquem a aplicação do exame devido ao comprometimento da infraestrutura do local, falta de energia elétrica, falha no dispositivo eletrônico fornecido ao participante que solicitou uso de leitor de tela ou erro de execução de procedimento de aplicação que incorra em comprovado prejuízo ao participante.
As doenças que podem ser apresentadas como justificativa para o pedido de reaplicação das provas são: coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenza, doença meningocócica e outras meningites, varíola, Influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola, varicela.
O laudo médico precisa conter o nome completo do participante, o diagnóstico com a descrição da condição, o código correspondente à Classificação Internacional de Doença (CID 10), além da assinatura e da identificação do profissional, com o respectivo registro no Conselho Regional de Medicina (CRM), do Ministério da Saúde (RMS) ou de órgão competente, assim como a data do atendimento. O documento deve ser anexado em formato PDF, PNG ou JPG, no tamanho máximo de 2 MB.
O pedido deve ser feito através do formulário na Página do participante