456 anos do Rio de Janeiro: veja 3 opções de programas na favela

passeios pelas favelas
Grupo de turistas com o Santa Marta Tour Favela

O Rio de Janeiro completa 456 anos e não se pode contar esta história sem mencionar a contribuição das populações das favelas para o crescimento desta cidade. Por isso, aqui você confere apenas 3 passeios, guiados ou não, que você pode fazer dentro de favelas cariocas para conhecer mais sobre “as dores  e as delícias” desses lugares. E isso é só um gostinho, cada favela traz suas diferenças, mas não caberiam todas aqui.

Favela Santa Marta
Grupo de turistas visitando a favela do Santa Marta. / Foto: Divulgação

Santa Marta Tour Favela

Para conhecer a primeira favela pacificada do Rio de Janeiro, por onde já passaram Michael Jackson, Madonna, Vin Diesel e até a Rainha Elizabeth II, entre outros, você pode contratar um guia local, morador do lugar.

No passeio, feito a pé pelos becos e vielas, é possível estar em contato com moradores e projetos locais. Ainda, conhecer o bondinho, que leva até o topo da favela para uma vista panorâmica de toda a cidade. De lá se vê o Cristo, Pão de Açúcar, Praia de Botafogo, Lagoa Rodrigues de Freitas e todo o bairro de Botafogo.

Serviço

Duração: 02h30

Frequência: Diariamente

Horário: 10h ou 14h

Recomendações: Roupas leves, protetor solar, máquina fotográfica e dinheiro (cartão) para gastos extras.

Para contato +55(21)99177-9459 (whatsapp) ou e-mail – favelasantamartatour@yahoo.com.br

rolé dos favelados
Grupo de turistas bebendo água de coco na favela da Providência. / Foto: Divulgação

O rolé dos favelados

O tour pelo Morro da Providência é realizado pelo Providência Turismo e tem como pioneiro o morador e ativista Cosme Felippsen, de 27 anos, que diz ter feito seu primeiro guiamento pela favela aos oito anos de idade para dois turistas estrangeiros. Daí em diante, Cosme não parou mais e conta com outros parceiros, como a jornalista e cria do Complexo da Maré, Gisele Martins, nos passeios que acontecem não somente pelo Morro, mas também na Região Portuária, conhecida como Pequena África. O tour conta a história da mais antiga favela do Rio e também traz sobre a realidade local em todos os seus aspectos.

O passeio costuma ocorrer várias vezes no mês e fins de semana, e é divulgado na página do Providência Turismo. O ponto de encontro é na Central do Brasil, onde depois os participantes sobem o morro a pé pela manhã e conhecem seus principais pontos. A caminhada termina com um almoço numa parada quase obrigatória do morro, o Bar da Jura, que foi premiado no 1º Festival Gastronômico e Cultural Sabores do Porto (2012).

Serviço

Para informações e reservas, entre em contato pelo telefone
(21) 98866-1445 ou acesse à página do Facebook

Bar do David
David com recebe em seu bar o chef de cozinha Claude Troisgros. / Foto: Divulgação

Bar do David

O Bar do David, no alto do morro Chapéu Mangueira, no Leme, é outro lugar cobiçado e ótima opção de passeio dentro da favela. Conhecido por muitos artistas e pensadores, o bar é um ponto de encontro entre os cariocas e também é premiado pelos petiscos sem igual, como o bolinho de milho com queijo recheado de carne seca, acompanhado de molho de azeitonas; ou o vinagrete de frutos do mar com feijão-fradinho; e tem ainda a feijoada de frutos do mar. É imperdível!

bar do david
Fachada do bar do David. / Foto: Divulgação

Serviço

Abre de Terça a Domingo

Ladeira Ari Barroso, 66 – loja 3 (Chapéu Mangueira) – Leme – Rio de Janeiro

Telefones: (21) 978082200 / (21) 25424713