Periferia de Salvador concentra maior área de risco no período de chuva

Salvador tem 138 áreas de risco mapeadas pela Codesal- Crédito: Defesa Civil de Salvador

A partir do próximo sábado (20), com a chegada do outono, Salvador começa se preparar para o período de chuvas que deve ir até o mês de junho, segundo a previsão.

De acordo com a Defesa Civil de Salvador (Codesal), a previsão climática para o 2º trimestre de 2021 em Salvador aponta que a tendência é a de ocorrência de chuva abaixo do normal para o período, que é de 821,1 mm.

A preocupação é ainda maior para os moradores que vivem perto de encostas, barrancos ou em ruas que sofrem com o alagamento e têm suas casas inundadas. Nas encostas foi iniciada nesta semana a colocação de lonas.

Segundo a Defesa Civil de Salvador (Codesal), a cidade tem, hoje, 138 áreas de risco identificadas em sobrevoos por equipes do órgão.

Um levantamento identificou que as áreas de maior risco encontra-se na periferia de cidade. Principalmente nos bairros Alto da Terezinha, Bom juá, Vila Picasso, Sete de Abril e Castelo Branco. Nestes locais há o sistema de alerta de alarme, as sirenes.

A Codesal dispõe de alguns canais de contato, em caso de emergência. Os moradores podem ligar para o 199, chamada gratuita, ou enviar um SMS para o telefone 40199, com o número do CEP no corpo da mensagem, por meio do sistema de avisos, meteorológicos.