A Equipe BLACK GOLD, composta por estudantes do Colégio Estadual Ouro Negro e do Centro Educacional Colibri, na cidade de Candeias-Ba, está classificada para participar do torneio regional de Robótica FIRST LEGO League (FLL), através da etapa baiana.
O torneio FLL, vai acontecer nos dias 29 e 30 de março, no formato virtual. A programação do evento é divida em quatro etapas avaliativas.
A primeira é o Core Values, que são os valores desenvolvidos pela equipe. Em seguida vem o Desafio do Robô, onde o robô construído pela equipe necessita fazer as missões propostas pelo torneio.
Depois é a parte do Designer do Robô, onde são avaliadas as normas técnicas do robô. E para finalizar tem a epata do Projeto de Inovação, que foi provocado às equipes a pensarem como a população pode ser mais ativamente física dentro de suas rotinas diárias.
Mas, a dificuldade financeira está limitando os membros da equipe de projetarem de maneira mais qualificada seus protótipos.
Atualmente a equipe necessita de apoio financeiro para confecção do protótipo do projeto de inovação que está em desenvolvimento, e da doação ou empréstimo de notebooks/computadores para que os integrantes possam desenvolver os trabalhos almejados e alcançar os seus objetivos.
Um espaço mais adequado para montar a estrutura de ensaios é uma necessidade urgente, atualmente o laboratório está montado na garagem de meu pai, que foi solidário e cedeu o espaço para os treinos.
A estrutura é precária, e necessitando de patrocínio a equipe resolveu criar a vakinha virtual equipe Black Gold
A equipe irá participar do Torneio SESI de Robótica FIRST LEGO League (FLL) na etapa regional Bahia, através de uma parceria feita com o SESI Candeias, que forneceu os materiais para a construção do robô.
A equipe
O projeto foi fundado em novembro de 2020, e a equipe é formada por Nadyne Almeida, Maria Juliana, Luana Rosado, Gabriel Beltrão, João Victor e Heitor Vitena, e os Técnicos orientadores Igor dos Anjos e Marlon Santos, foi dividida em áreas de aptidão.
Por exemplo, Nadyne Almeida, Gabriel Beltrão e Luana Rosado são responsáveis pela parte de inovação, Maria Juliana, Heitor Vitena e João Victor na área do robô, mas ambos setores são interligados e integrados. E Igor dos Anjos e Marlon Santos são os técnicos.
Objetivo do projeto
O intuito do projeto é democratizar o acesso a robótica educacional e inclusão dos jovens da rede pública de ensino para participação no torneio baiano SESI de Robótica FIRST LEGO League (FLL).
Futuramente expandir o projeto nas escolas públicas da minha comunidade Candeias.
Conquistar a classificação para a etapa nacional do Torneio FIRST LEGO LEAGUE e mostrar a superação de uma equipe que mesmo sem recursos e vínculos financeiros ou institucionais, pode também participar de grandes torneios e por que não disputar títulos.
O foco é a participação da equipe no torneio FLL, em seguida participar de outros torneios de robótica pelo Brasil e quem sabe pelo mundo. Também pensamos na adequação da robótica educacional já em uma escola pública do nosso município.
Perfil do treinador Igor dos Anjos
Igor dos Anjos da Silva Santos, 17, morador do Bairro do Malemba, periferia de Candeias- Bahia. Ele é estudante do 3° ano do ensino médio e atualmente é o Técnico/orientador da equipe robótica BLACK GOLD.
“Comecei meu interesse pela robótica educacional desde o meu ensino fundamental II onde tive a oportunidade de participar de aulas e torneios internos na escola, e a partir disso me se sentir cativado por essa área e sempre tentava participar de uma equipe para competir no torneio de robótica mas nunca tinha conseguido”, comenta Igor dos Anjos.
Igor estuda na escola pública desde o início do ensino médio, e percebeu a falta de acesso dos jovens as metodologias de ensino da robótica educacional, ele tentou mediar um projeto para a escola mas não obtive sucesso, mas sempre foi persistente e buscando outros amigos para somar forças.
Em 2018, Igor participou da Campus Party onde se apaixonou pelo mundo tecnológico e a partir desse momento iniciou sua vida na inclusão digital. Neste evento ele conheceu a ativista de inclusão digital Mônica Lima, onde foi apresentado o Projeto Include, e ele fez várias articulações no intuito de levar o projeto para sua comunidade.
No ano de 2019, Igor foi convidado para conhecer uma equipe de robótica de garagem chamada Tec Evolution , onde se viu apaixonado e se tornou integrante do projeto, desde de então foram dois anos de participação na equipe, ganhando em 2020 o prêmio de melhor Projeto de inovação no torneio FIRST LEGO League (FLL).
Gostou da matéria?
Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.
Basta clica no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas