Toinho Mendes, um cabra arretado que fomenta a cultura pernambucana

Filho de segurança e costureira, teve a infância marcada pelo trabalho duro na roça e na feira- Crédito: Arquivo pessoal

De Limoeiro, cidade considerada, a princesinha do sertão de Pernambucano, para o mundo. Antônio Mendes, ou popularmente Toinho Mendes, 43 anos, é professor formado em Biologia pela UFPE- Universidade Federal de Pernambuco.

Toinho é ator, repentista, compositor, apaixonado pelas raízes nordestinas e um grande poeta. Viveu as dores de uma terra seca e soube através desta aridez estender as mãos para aqueles que precisam, mantendo a esperança de que a educação salva vidas.

Assim tem sido os passos de Toinho Mendes, uma bagagem cheia de realizações voltadas à educação de crianças e jovens das regiões periféricas e rurais de Pernambuco.

Toinho Mendes esteve e está a frente de vários trabalhos socioeducativos pra comunidades do Recife e São Lourenço da mata- Crédito: Arquivo pessoal

Filho de segurança e costureira, teve a infância marcada pelo trabalho duro na roça e na feira, mesmo diante de contratempo, nunca se entregou as dificuldades da vida e fez das  contraversões do destino, combustível pra não desistir de seus sonhos.

Foram essas dificuldades que fizerem Toinho criar várias iniciativas culturais e sociais. Ele tem o perfil de ingressar de cabeça nos projetos voltados ao social como o projeto Uma Noite no Museu, junto com a secretaria de educação do Recife, onde sua última edição aconteceu em 2019, por conta da pandemia.

Nessa proposta que envolve música e poesia alunos de escolas públicas apresentaram espetáculos teatrais contado histórias nordestinas, como base nessas experiências, Toinho sempre faz questão de dizer que tudo é feito “prezando por atividades que sigam além do assistencialismo”.

Toinho Mendes esteve e está a frente de vários trabalhos socioeducativos pra comunidades do Recife e São Lourenço da mata. Entre vários projetos podemos destacar a criação do programa: GANHE O MUNDO um programa de intercâmbio internacional pra alunos de escolas públicas.

A seleção dos alunos estava sendo baseada de acordo com seu comportamento e apresentação de notas anuais, quais deveriam estar a média mínima de 7 nas matérias: Português, Matemática e no curso de Línguas, também oferecido pelas instituições de ensino.

Em apenas oito meses, fora enviado para estudar no exterior o primeiro grupo de estudantes do ensino médio da rede pública de Pernambuco. Como era de se esperar, esses alunos retornaram, mais maduros, independentes, confiantes, inovadores, empoderados, tornando-se referências em seus meios.

Mudou também o ambiente escolar, além dos professores se sentirem recompensados e reconhecidos por terem contribuído para que seus alunos pudessem desfrutar de tal oportunidade e por verem também todos mais motivados e estudando mais pra obterem a chance de participar do programa.

Toda essa contribuição fez com que a qualidade na educação em Pernambuco subisse da 18ª posição para o 4º lugar, segundo dados do IDEB de 2020.

Toinho Mendes ainda esteve à frente da Secretaria de cultura, esporte e juventude de São Lourenço da Mata, uma cidade da região metropolitana da cidade do Recife, desenvolvendo ações pra ajudar a comunidade artística da região a desenvolver se economicamente e socialmente.

Gostou da matéria?

Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.

Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas

Conheça nossas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/
Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas
Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas