Bope realiza operação violenta no Complexo do Alemão

Destruição e terror marcam a passagem do Bope pela comunidade.

Caveirão invadindo o Complexo do Alemão _ foto: Raul Santiago

Um carro blindado do Bope entrou na manhã dessa quinta-feira (22/04) por volta das 05h no Complexo do Alemão e surpreendeu os moradores com uma abordagem extremamente violenta. Diversos tiros foram disparados, além de veículos e comércios destruídos.

Policiais também invadiram casas sem ordem judicial, destruindo entradas de casas fechadas onde não haviam pessoas no momento, e ocuparam lajes e varandas como ponto para efetuarem disparos.

Moradores relataram que o som é de guerra intensa, e que estão acordados desde a madrugada, consequência do intenso tiroteio. Nem a chuva impediu os policiais, e os trabalhadores que mais uma vez precisam lutar com a sua vida para sair de casa e ir para o emprego.

Veículo abatido pelo carro do Bope _ foto: Raul Santiago

A grande operação acontece simultaneamente nas comunidades do Complexo do Alemão e da Maré, com helicópteros, blindados e granadas. O Estado que tem se feito ausente em diversas questões humanitárias durante a pandemia, se faz presente no sentido de perpetuação da violência, ao invés do contrário.

Vale recordar que a ADPF 635 existe para discutir a política de segurança pública do Estado do Rio, principalmente nas periferias, e proíbe as operações policiais e o uso de helicópteros durante a pandemia. Todas as iniciativas de distribuição de cestas básicas nas comunidades tiveram que ser suspensas, e aqueles que iriam se vacinar no dia de hoje estão desesperados sem saber quando terão novamente uma oportunidade.

A ação representa não só um descumprimento das leis estabelecidas, como a falta de respeito a vida de inocentes, que estão passando por situações difíceis, tendo que conviver com a fome, o desemprego, a falta de água, gás, e sobreviver a uma pandemia e ao abandono do Estado.

Nas redes sociais de moradores e ativistas é possível acompanhar em tempo real os acontecimento:

@eurenesilva
@giz_omartins
@joelluiz_adv
@raullsantiago

Gostou da matéria?

Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.

Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas

Conheça nossas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/
Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas
Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas