Devido a alta taxa de pobreza e difícil acesso à informação das pessoas que moram em comunidades periféricas, um grupo de voluntários observou que muitas pessoas não estavam seguindo as orientações básicas de combate ao covid, como o uso de máscara. A principal visão do grupo foi que nem mesmo os trabalhadores essenciais utilizavam máscaras, mesmo tendo que continuar indo as ruas e lidando com o público. Foi aí que o Esperançar, grupo de voluntários nas áreas de educação e cultura voltado para a formação de jovens nas comunidades do Rio de Janeiro, resolveu lançar a campanha “Máscaras Para Esperançar” com o objetivo de reduzir os impactos da covid nos bairros de Cosmos, Santa Margarida, 29 de Março, Vila Vitória e Palmares, na zona oeste.
“As ações foram importantes pois conseguimos identificar os problemas que nosso bairro vem enfrentando. A fome, junto a pandemia, estão destruindo famílias inteiras nesses bairros. O que estamos fazendo é o mínimo e que deveria ser, principalmente, uma ação do poder público.” diz o fundador do grupo, Searon Cabral
O trabalho de conscientização não se resumiu apenas na distribuição das máscaras, também foram colados cartazes nas ruas com o objetivo de abrir os olhos daqueles que ainda não se atentaram para a gravidade desse problema, dentre as frases havia escrito: “Isolamento não é castigo. É necessidade para salvar vidas!”
“As ações sociais têm sido importantes para o grupo Esperançar, pois assim conseguimos entender e planejar as melhores estratégias para ajudar os moradores de Santa Margarida e seus arredores. A pandemia trouxe consigo não só a fome, mas um grave problema sanitário, e foi por aí que começamos, distribuindo máscaras e produtos de higiene para os moradores se protegerem enquanto não tomam a vacina e, consequentemente, não precisar parar sua vida e trabalho por causa desse vírus.” – Pérola Canuto, voluntária do grupo Esperançar
A ação contou com alguns parceiros como o coletivo Mente Ativa, Batalha de Margarida, Kasa da Marcelina, Doces da Lu e Secretaria de Assistência Social do Município do RJ, além dos colaboradores que através do pix fizeram doações para que a ação pudesse acontecer.
O grupo amplia as vozes de artistas e produtores locais, além de divulgar seus projetos e ações, através de um blog que leva o nome do grupo, o blog Esperançar, é por lá que você pode acompanhar as próximas ações do grupo.
Pix: grupoesperancarzo@gmail.com
Gostou da matéria?
Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.
Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas
Conheça nossas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/
Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas
Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas