Na última semana, a comunidade de Manguinhos, Zona Norte do Rio de Janeiro, recebeu o primeiro Festival de Grafitti, organizado pelo coletivo Manguinhos Cria, que teve sua criação inspirada pela iniciativa semelhante que ocorreu na comunidade do Jacarezinho, logo após a chacina que deixou pelo menos 29 mortos.
O grupo formado por produtores culturais, educadores, artistas e moradores, entraram em contato com os envolvidos na ultima ação, além de grafiteiros da área e de outras regiões e buscaram por conta própria levantar a verba necessária e apoio de materiais. Juntos, formaram o projeto que tem como objetivo principal fomentar a cena cultural, artística e esportiva, contribuindo para a construção de novas possibilidades de vida.
Raya, moradora do Centro do Rio e uma das artistas presentes no dia, afirmou se sentir muito grata em estar presente, por ser de grande importância poder levar a arte para outros lugares, principalmente onde as pessoas tem menos acesso, criando um espaço onde os moradores locais e as crianças possam também interagir e fazer parte.
A ação que se estendeu ao longo do dia e contou com 15 graffiteiros, resultou em aproximadamente 30 pinturas, que preencheram os muros das casas e comércios com cor e alegria, trazendo a esperança no coletivo, na empatia, e na resistência e expressão através da arte.
Gostou da matéria?
Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.
Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas
Conheça nossas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/
Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas
Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas