“Ação Social Novo Amanhecer”: amigos se unem para distribuir quentinhas a moradores de rua, em João Pessoa

Projeto Ação Social Novo Amanhecer distribui quentinhas a moradores de rua, em João Pessoa- Crédito: Ação Social Novo Amanhecer

A fome de muitos moradores de rua de João Pessoa-PB está sendo amenizada pela solidariedade de um grupo de jovens que resolveu olhar para o outro sem intenções políticas (ou politiqueiras) e sem pedir nada em troca, apenas pela sensação de ajudar ao próximo.

Tudo começou em março de 2020 quando sobrou feijoada em um restaurante de João Pessoa e aí o dono do empreendimento e alguns amigos decidiram fazer quentinhas e distribuir com pessoas que estavam em situação de risco e de fome pelas da cidade.

Foi assim que o grupo formado pelos amigos Clécio Fernando, Alberto, Eduardo, Luana, Raphaela e Jackson criou o projeto “Ação Social Novo Amanhecer”, que sai todos os domingos pelas ruas de João Pessoa distribuindo quentinhas a moradores de rua.

“Nós fizemos uma feijoada e acabou sobrando muita comida, então pensamos que há tantas pessoas com fome nas ruas e por que não chegar perto delas e oferecer essa comida? Daí fomos comprar os recipientes, montamos as quentinhas e fomos em busca dessas pessoas. A satisfação com que elas receberam nos tocou de tal forma que resolvemos continuar fazendo isso todos os fins-de-semana”, lembra Raphaela Souza, uma das integrantes do grupo.

Crédito: Ação Social Novo Amanhecer

A partir de então, foi necessário o grupo montar uma estratégia para dar continuidade àquela ação. Depois da inesperada e bem-sucedida ação daquele domingo era chegada a hora de dar início a um projeto muito maior: levar comida, pelo menos uma vez por semana, a quem está nas ruas, sem perspectivas e, certamente, com o estômago vazio.

Os participantes do projeto “Ação Social Novo Amanhecer” decidiram pedir pessoalmente aos familiares e publicar em suas redes sociais um pedido de ajuda a amigos e seguidores. Solicitaram a doação de alimentos para fazer novas quentinhas. O resultado foi que durante a semana foram chegando os ingredientes e no domingo seguinte já estavam novamente nas ruas ajudando a quem precisa.

“Dessa vez fizemos uma quentinha e distribuímos à noite, na hora do jantar. Com o que arrecadamos durante a semana fizemos cuscuz com salsicha e doamos para os moradores de rua que fomos encontrando. Com isso, estamos seguindo nessa missão e já faz um ano e meio que saímos todos os domingos distribuindo as quentinhas”, revela Raphaela.

Crédito: Ação Social Novo Amanhecer

O grupo continua sendo formado por seis pessoas – Raphaela, o esposo dela e mais quatro amigos -, sendo que em alguns domingos outros amigos se juntam espontaneamente à equipe para fazer a distribuição de forma voluntária. As dificuldades vieram com a pandemia porque os casos da Covid-19 foram aumentando e as arrecadações diminuíram, mas o projeto continuou a existir.

Além da arrecadação de alimentos em um local fixo o grupo criou o “carnê solidário Novo Amanhecer”, onde a pessoa pode contribuir com R$ 10,00 por mês para a compra de alimentos. O próprio grupo se encarrega de fazer as compras, preparar as quentinhas e distribuí-las.

200 quentinhas todos os domingos

Segundo Raphaela Souza, com o dinheiro arrecadado através dos carnês e as doações em alimentos é possível preparar 200 quentinhas todos os domingos. Ela disse que o grupo sai ao longo da Avenida Beira-Rio, em João Pessoa, parando onde encontra um morador de rua e entregando o alimento.

“A gente começa a entrega na Beira-Rio e termina na praia, na feirinha de Tambaú. Compramos e recebemos doações de café, massa para cuscuz, salsicha, mortadela, ovo, manteiga, suco, leite e pão. É uma satisfação muito grande poder ajudar e sentir a alegria de quem recebe a doação”, concluiu.

Crédito: Ação Social Novo Amanhecer

Doação também de roupas e outros utensílios

O que se iniciou com a distribuição de alimentos aos domingos foi crescendo e hoje o “Novo Amanhecer” também faz a distribuição de roupas, lençóis e outros utensílios em outro dia da semana.

“Como fomos recebendo doações de roupas tivemos a necessidade de reservar um dia na semana para fazer a distribuição desse material. Tudo que chega às nossas mãos – como roupas, lençóis ou qualquer outro tipo de utensílio – a gente separa com muito carinho para fazer chegar a quem mais necessita. Tiramos um dia da semana e saímos fazendo a distribuição da mesma que já fazemos aos domingos com as quentinhas”, acrescenta Raphaela Souza.

Crédito: Ação Social Novo Amanhecer

Quem tiver interesse em contribuir de alguma maneira basta entrar em contato através do Instagram Ação Social Novo Amanhecer

Conheça, siga e compartilhe nossas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/
Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas
Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas