Julho foi adotado pelo Ministério da Saúde e pelo Comitê Estadual de Hepatites Virais como o mês de luta, prevenção e controle das hepatites virais.
Uma campanha de prevenção foi criada em 2015 pelo MBHV (Movimento Brasileiro de Luta Contra as Hepatites Virais) e pela SBH (Sociedade Brasileira de Hepatologia), e instituída pela lei nº 13.802 de 2019.
Este ano o tema da campanha é: “Não Vamos Deixar Ninguém Para Trás”, que conta com apoio da OMS/OPAS e o IBRAFIG- Instituto Brasileiro de Estudos do Fígado.
O mês da campanha faz alusão ao Dia Mundial da Luta Contra Hepatites Virais, celebrado anualmente em 28 de julho desde 2010, que através de uma solicitação do Brasil, a OMS (Organização Mundial da Saúde) instituiu a data.
De acordo com a OPAS- Organização Panamericana de Saúde cerca de 1 milhão de pessoas morrem por ano no mundo em decorrência das hepatites virais, com 3 milhões de novos infectados ao ano.
No Brasil, segundo IBRAFIG- Instituto Brasileiro do Fígado, cerca de 1 milhão de pessoas têm hepatites virais, muitas sem saber do diagnóstico, que quando feito de forma tardia, pode evoluir para uma doença mais grave como a cirrose ou algum tipo de câncer.
A cor está ligada a um dos sintomas característicos de quem está acometido pela doença, como pele e os olhos amarelados.
Durante todo o mês de julho, a SBH- Sociedade Brasileira de Hepatoligia) e o Instituto Brasileiro do Fígado (IBRAFIG), vão realizar divulgações nas mídias sociais, rádio e TVs que pretendem conscientizar a população com mais de 40 anos a fazer o teste para hepatite.
Para esclarecimento de dúvidas e saber onde pode ser feito o teste, o IBRAFIG coloca à disposição da população o telefone 0800-882 8222, e o canal de informação online Tudo Sobre Fígado
Gostou da matéria?
Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.
Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas
Conheça nossas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/
Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas
Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas