Com o objetivo de incentivar o hábito da leitura nos moradores do município de Queimados, Região Metropolitana do Rio de Janeiro, sem sair de casa, o Projeto Zé DéLivro realiza serviço gratuito de empréstimo de livros com entrega em domicílio: “Ler é viajar sem asa.”
Segundo a idealizadora do projeto, Daiane Brasil, a ideia do serviço de empréstimos de livros por meio de aplicativo, surgiu devido ao fechamento da Biblioteca Parque Municipal Padre Sá desde do início da pandemia. “É uma construção coletiva, resultado do FLIBA e medida de solução da não abertura fisicamente da biblioteca. Resolvemos entregar os livros nas casas”.
O projeto Zé DeLivro funciona da seguinte forma, o leitor entra no Instagram da Secretaria de Cultura e Turismo de Queimados (@semucturqueimados), escolhe o livro no catálogo. Logo em seguida, o leitor entra no WhatsApp e faz o cadastro. A entrega do livro é feita no prazo máximo de 15 dias.
A biblioteca Municipal Padre Sá possui em torno cerca de 1.970 títulos disponíveis para empréstimo, entre eles gibis, best-sellers, clássicos nacionais e internacionais e até livros em braile. É importante lembrar que cada leitor pode alugar até três livros e o prazo de devolução é de 30 dias.
“Eu achei uma ideia interessante e entusiástica, porque estimula nesse tempo de pandemia onde o acesso a biblioteca está restrito e a população precisa ter acesso a cultura sim, a diversidade e nós precisamos estar sempre mostrando a população que precisamos ter hábitos de leitura. É legal se apropriar, abrir os horizontes”, comenta Giancarlo Faria da Silva, morador da Baixada Fluminense.
Os filhos de Giancarlo, Arthur Castro de 9 anos e João Pedro Castro de 6 anos escolheram criteriosamente os livros que queriam ler e adoraram se aventurar na leitura.
Para a estudante, Giovanna Rulles, o projeto irá ajudá-la a manter sua rotina de estudos. “Eu só tenho pontos positivos para o Zélivros, essa campanha é incrível pelo simples fato de ajudar os leitores da nossa cidade que muitas das vezes não tem condições de gastar dinheiro com livros e isso é incrível! Me ajuda bastante a manter o meu hábito de leitura em meio essa pandemia e sem sair de casa”.
“O processo de leitura aliado à educação e cultura, tem um papel muito importante no processo de desenvolvimento humano, além de contribuir fortemente com o laser nesse período pandêmico”, destaca Rômulo Sales, Secretário Municipal de Cultura e Lazer de Queimados.
A iniciativa foi criada durante o Festival de Literatura da Baixada (FLIBA) que aconteceu nos meses de março e abril deste ano, com o apoio da Lei Aldir Blanc.
Gostou da matéria?
Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.
Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas
Conheça nossas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/
Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas
Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas