bem-estar
Crédito: Isabelle Logi por Pixabay

Por Thereza Lopes – Bióloga, botânica e terapeuta

A LARANJA – Citrus aurantium pertence à família botânica Rutaceae e é originária da região Sudeste da Ásia. A laranjeira forma um arbusto espinhento com folhas aromáticas e flores pequenas, brancas, muito perfumadas.

A casca dos frutos é utilizada no preparo de doces caseiros em calda e cristalizados. A raspa da casca faz parte de receitas em bolos e pratos salgados.

Apresenta as seguintes propriedades medicinais: é digestiva, expectorante, sudorífera e diurética, sendo indicada em casos de má digestão, flatulência, cólicas, diarreia, gripes, resfriados e febre.

Acredita-se que eleva a nossa vibração, ativa o nosso plexo solar, equilibra o fogo digestivo, a chama da vida, a vontade de viver. Faz circular a energia estagnada e estimula a regeneração celular. Proporciona leveza, alegria e prosperidade.

Na fitoterapia tradicional, os botões florais são colocados na água filtrada por quatro horas em maceração a frio e o extrato produzido é usado para ansiedade, insônia e nervosismo (ação calmante suave).   

Podemos preparar o chá por infusão com as folhas (1 xícara 200 ml água fervente para 1 colher sopa de folhas picadas) e tomá-lo antes de dormir, para combater estados gripais.

O chá da casca é muito indicado para regular o movimento do intestino, sendo ótimo para o sistema digestivo.

No banho aromático, a laranja unida à canela, pimenta rosa (aroeira), cravo, mel, folhas de louro e pétalas de rosas brancas nos trazem amor, paz, proteção; fortalecem o magnetismo pessoal, realização, ativam a criatividade.

Matéria publicada originalmente no jornal A Voz da Favela edição (setembro/2021)

Gostou da matéria?

Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.

Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas

Conheça nossas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/
Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas
Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas