Estão abertas as inscrições para a capacitação política gratuita para mulheres de todo o Brasil. Clique aqui e faça agora mesmo a sua inscrição. As vagas estão disponíveis até quarta-feira (20).
O circuito de capacitação é apartidário e visa formar preferencialmente mulheres negras, quilombolas, indígenas, com deficiência e LBTQIA+.
No mínimo 60% das vagas serão reservadas para mulheres negras, 10% para mulheres quilombolas, 10% para mulheres indígenas, 10% para mulheres com deficiência e 10% para pessoas LBTQIA+.
A formação começa no dia 4 de novembro e terá em sua abertura Anielle Franco, professora, Jornalista e ativista.
Informações sobre o circuito de capacitação política
Organizado pela Tenda das Candidatas, o objetivo do circuito é preparar as mulheres líderes com a intenção de se elegerem no futuro.
Serão oferecidas trinta aulas, e elas serão divididas em três blocos. As aulas vão ocorrer entre novembro de 2021 e julho de 2022.
Sobre a Tenda das Candidatas
Formada por Laura Astrolabio, Dandara Lima e Hannah Maruci, a Tenda tem como conceito propor um lugar para o encontro, um abrigo seguro para essas mulheres.
“A competição eleitoral é regida por regras formais e informais. Com a incidência legislativa, buscamos garantir que as regras do jogo favoreçam uma representação justa”, aponta Hannah Maruci.
Bate-bola com Laura Astolabio da Tenda
Conversei com Laura Astolabio, umas das representantes da Tenda das Candidatas para saber mais sobre as expectativas do projeto e sua importância. Confira.
Nice: Quais as expectativas do projeto voltadas às mulheres de favelas e periferias?
Laura: A expectativa da Tenda é fazer com que essas mulheres entendam que o campo político que sempre foi colocado como espaço que não deve ser ocupado por elas, precisa ser ocupado por elas. Por isso, a Tenda foi criada. Para ensinar a essas mulheres as regras explícitas e implícitas do jogo eleitoral partidário, para que elas possam estar na disputa com condições mínimas de igualdade material e conhecimento para o jogo.
Nice: Vocês pretendem apoiar alguma mulher periférica oriunda desse curso na próxima eleição?
Laura: O apoio da Tenda será focado em formar essas mulheres com tudo o que é necessário para que elas estejam prontas no ano que vem, com suas equipes montadas para realizarem suas próprias campanhas. Inclusive, elas serão ensinadas sobre: como conseguir apoios para o período de campanha.
Nice: Qual a importância em ter a Thaís Ferreira, mulher negra e ativista comunitária, eleita vereadora na última eleição?
Laura: É de extrema relevância por vários motivos, mas um deles é provar que é possível eleger uma mulher negra boicotada pelo partido, e que recebeu zero verbas e apoio moral do partido.
Nice: O que Marielle Franco representa para o projeto?
Laura: A Marielle representa muitas coisas para todas as mulheres que lutavam a mesma luta que a dela, e que decidiram continuar lutando para mostrar que, se o objetivo era fazer a gente parar por medo, não conseguiram, porque o medo não vai nos proteger. Marielle se tornou um símbolo de incentivo à luta para todos os projetos e organizações da sociedade civil que têm compromisso com a pauta dos direitos humanos, sobretudo com a democracia, o direito à vida, o direito ao trabalho digno, o direito de ser e existir no mundo.
Marielle foi a quarta vereadora mais votada da cidade do Rio de Janeiro em 2016. A Tenda quer mais e mais mulheres defensoras dos direitos humanos eleitas, sobretudo negras, faveladas, periféricas. Todas que acreditam que esses espaços não são pra elas. São essas mulheres que queremos eleger. São a essas que queremos dizer, “vocês podem, ali também é o seu lugar! E criamos a Tenda para lutar e trabalhar pelo seu direito de ocupar e tomar decisões que impactam suas vidas e de suas comunidades”.
Se você sempre sonhou em fazer a diferença na política, mas chegou até aqui sem fazer a sua inscrição. Garanta a sua vaga preenchendo a ficha.
Gostou da matéria?
Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.
Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas
Conheça nossas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/
Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas
Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas