cinema negro
Crédito: Divulgação

Se você é cinéfilo e apoia a causa negra, não pode perder o Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul – 14 anos, que vai acontecer entre os dias 27 de outubro e 06 de novembro.

O encontro vai ocorrer de forma gratuita através da plataforma Innsaei. Foram selecionados 155 filmes, sendo 123 nacionais (curtas e longas) e 32 internacionais (curtas médias e longas metragens).

O encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul – Brasil, África, Caribe e outras diásporas, 14 anos celebra e reflete a memória projetando o que queremos.

O tambor me chamou – Crédito: Divulgação

Mais informações sobre o Encontro de Cinema Negro

Além de acontecer de forma online, também acontecerá de forma presencial no cinema Odeon, centro do Rio de Janeiro, nos dias 05 e 06 de novembro.

A 14ª edição do encontro é direcionada a uma reflexão de futuro possível, com o tema  “memória, vestígios e  futuridade”.

A diretora e produtora Biza Vianna, e as curadoras Janaína Oliveira e Ana Paula Ribeiro apostam em um futuro em que cabe principalmente mulheres e homens pretos, a comunidade LGBTQIA +, valorizando as diversidades de relacionamentos não incluídos.

Sobre as homenagens do  encontro

Em paralelo com as exibições, vão acontecer outras atividades, na parte da manhã, às 10h ocorrem as atividades formativas, alternando com as séries entre Vestígios e Futuridades e Borrando Fronteiras. Às 11h15min haverá mais uma edição da série Políticas do Olhar: diálogos sobre curadoria e descolonização.

Cidade verde – Crédito: Divulgação

As Homenagens Plurais deste ano se cristalizam em nomes queridos e fundamentais para a cultura negra brasileira. Reverenciamos as memórias de Januário Garcia, Sandro Lopes, Ismael Ivo, Gésio Amadeu, Erika Ferreira, João Acaiabe, Nelson Sargento, Ubirany Félix do Nascimento, Agnaldo Timóteo, Edson Montenegro, Marcelo Reis e de todos aqueles que não mencionamos aqui, mas que fizeram a passagem em decorrência da pandemia.

“Olhando para o hoje, vivemos envoltos de incertezas e questões a serem resolvidas que não permitem uma expectativa alegre. Mas ao direcionarmos os nossos olhares para os vestígios e memórias, conseguimos pensar um futuro que nos caiba, reconhecendo que as conexões virtuais, a princípio impostas pela pandemia, nos geraram movimentos inesperados e acabaram nos sendo muito úteis e produtivas. Acreditamos em caminhos coletivos, para retomar, com CALMA, as possibilidades de encontros presenciais.” – Afirma Biza Vianna, Diretora-executiva do Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul.

Gostou da matéria?

Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.

Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas

Conheça nossas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/
Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas
Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas