No dia 8 de novembro, Dia Municipal em Memória dos Mártires dos Búzios, será realizada em Salvador, uma audiência pública para ressaltar a história de luta pela liberdade e por direitos.
A data marca o dia da morte, no ano de 1799, dos heróis da revolução social na capital baiana, a primeira ocorrida no país com foco na abolição da escravatura, liberdade e justiça social. Na ocasião, eles foram levados da cadeia, à época instalada nos porões do atual prédio do legislativo municipal, em direção à Praça da Piedade, onde foram esquartejados.
O evento será transmitido ao vivo pela TV Cam (Canal 12.3) , pelas redes sociais do legislativo http://www.facebook.com/tveradiocam e pode ser acompanhado pela plataforma Zoom, a partir das 10 horas.
O objetivo é fortalecer a memória de João de Deus, Manuel Faustino, Lucas Dantas e Luiz Gonzaga – líderes da Revolta dos Búzios iniciada em 12 de agosto de 1798 na capital baiana – e de incentivar o legado de resistência na luta contra o racismo, pela liberdade e igualdade de direitos.
Os nomes deles foram incluídos pela presidenta Dilma Rousseff no Livro Nacional de Heróis e Heroínas da Pátria em 2011.
A celebração foi instituída no calendário oficial do município (Lei 9513/2020), após aprovação de projeto da vereadora Marta Rodrigues (PT).
Participação
Participam da sessão especial a pesquisadora sobre a Revolta dos Búzios, Linda Rodrigues; Gilberto Leal e Edenice Santana, da Coordenação Nacional de Entidades Negras (Conen); o cineasta Antonio Olavo, autor do documentário de longa metragem “1798 – Revolta dos Búzios”; Lígia Margarida, da Sociedade Protetora dos Desvalidos; além de representantes da Associação Cultural Manuel Faustino; da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial do Estado (Sepromi); da Secretaria Municipal de Reparação (Semur); a Ordem dos Advogados da Bahia (OAB); da Defensoria Pública do Estado (DPE); e da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult-Ba).
Gostou da matéria?
Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.
Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas
Conheça nossas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/
Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas
Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas