Crescimento das favelas brasileiras equivale três vezes o tamanho de Salvador

Bairro da Paz, favela localizada na Avenida Paralela, em Salvador- Crédito: Paulo de Almeida Filho/ANF

Segundo levantamento do MapBiomas Brasil, Projeto de Mapeamento Anual do Uso e Cobertura da Terra no Brasil, o crescimento da área das favelas brasileiras nos últimos 35 anos, teve um crescimento comparado a 95 mil campos de futebol, três vezes a área de Salvador (BA) e 11 vezes a área de Lisboa, capital de Portugal.

O estudo foi feito através de imagens de satélite captadas entre 1985 e 2020, e os dados da pesquisa sobre o crescimento das favelas foram realizados a partir do cruzamento com informações divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Com base no levantamento, em 1985 o Brasil tinha 897 km² de favelas em centros urbanizados.

Em 2020, foi registrado 1.843 km² (número que equivale a 8,5 vezes o território do Recife).

Em relação ao crescimento da área urbana ocupada por favelas, se destacam Manaus, Belém e Salvador.

Nos últimos 35 anos, as duas capitais do Norte tiveram aumento dessas áreas de, respectivamente, 51% e 48%. Salvador teve crescimento de 32%.

O MapBiomas Brasil é uma iniciativa que envolve uma rede colaborativa com especialistas nos biomas, usos da terra, sensoriamento remoto, SIG e ciência da computação que utiliza processamento em nuvem e classificadores automatizados desenvolvidos e operados a partir da plataforma Google Earth Engine para gerar uma série histórica de mapas anuais de uso e cobertura da terra do Brasil.

A pesquisa completa pode ser acessada através do site https://mapbiomas.org/crescimento-das-favelas-no-brasil-entre-1985-e-2020-equivale-a-11-lisboas

Gostou da matéria?

Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.

Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas

Conheça nossas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/
Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas
Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas