Hoje, dia 20 de novembro, o Dia da Consciência Negra vai contar com uma roda de samba e com a inauguração da estátua de Dona Ivone Lara na Tijuca, Zona Norte do Rio de Janeiro.
O evento é gratuito e tem início previsto para às 14h. A homenagem vai acontecer no novo Campus da Estácio de Sá, no Maracanã, localizado na Rua Morais e Silva, 40 – Tijuca.
A roda de samba será composta por cantoras negras que fazem parte do circuito carioca de samba da atualidade. André Lara (neto de Ivone Lara) e Alex Ribeiro (filho de Roberto Ribeiro) também estarão presentes.
Além da roda de samba, todo a produção do evento contará com o serviço de mulheres negras, das cantoras até a segurança. Essa é mais uma forma de homenagear a “Dama do Samba” e promover representatividade.
Saiba mais sobre o evento da Consciência Negra
O evento busca unir o movimento negro, a luta pelos direitos das mulheres e o samba, homenageando o centenário de Dona Ivone Lara.
A inauguração do projeto chamado de “Estátua de Brilho” acontece junto com o Campus Estácio Maracanã, que em breve receberá novos eventos.
Dona Ivone Lara, mulher negra da década de 20, foi a primeira cantora a assinar um samba-enredo e a fazer parte da ala de compositores de uma escola. Agora será uma das primeiras mulheres negras brasileiras a receber uma estátua de brilho em sua homenagem.
A “Dama do Samba” foi eleita pelos tijucanos para receber a homenagem, após um mês de votação pela internet.
Você já leu a matéria sobre o evento BadaAUÊ? Confira agora.
Gostou da matéria?
Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.
Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas
Conheça nossas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/
Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas
Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas