A Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA, publicou um dicionário de expressões (anti) racistas como importante ferramenta no enfrentamento ao racismo de cada dia.
A produção faz parte da série Expressões Racistas do Cotidiano e pretende orientar a população para não utilizar expressões racistas, como por exemplo: Quem nunca sentiu “inveja branca” ou chamou aquela pessoa metida ou grosseira de “boçal”; ou fulana tem um “pé na senzala”.
Este palavreado é uma infeliz recordação da escravidão no Brasil, época em que o único lugar permitido às mulheres negras era a cozinha da casa grande.
“O dicionário antirracista reúne diversas expressões comumente ditas pela população, de forma intencional ou não, que são fruto de uma construção racista, ancorada no passado escravagista brasileiro. O enfrentamento ao racismo deve ser feito em diversas frentes, a exemplo da publicação deste dicionário de expressões (anti) racistas pela DPE/BA”, comenta Eva Rodrigues, coordenadora de Direitos Humanos da Defensoria.
O dicionário contou com a pesquisa de Jade Andrade e Davini Ramos, estagiárias de gênero da coordenação de Direitos Humanos da Defensoria.
O lançamento do material aconteceu no Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado no dia 20 de novembro e agora já está disponível para o publico através do link Dicionário antirracista
Gostou da matéria?
Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.
Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas
Conheça nossas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/
Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas
Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas