Afrikerança
Crédito: Divulgação
Afrikerança
Crédito: Divulgação

A segunda edição do Afrikerança acontece hoje (27) em Maricá, Região Metropolitana do Rio de Janeiro. O projeto do grupo Matriarcado Ancestral do Brasil ocorre das 9h às 18h.

O objetivo do evento é combater a intolerância religiosa, o racismo e a violência contra a mulher em um momento difícil pós-crise pandêmica.

A meta é desenvolver um novo comportamento psicossocial pós-crise pandêmica, a partir de saberes e diversidades de conhecimentos ancestrais, valorizando o papel da mulher, mãe biológica ou não, neste momento onde a sororidade e a solidariedade são a base da reconstrução de uma nova realidade.

“Nos reunimos neste momento de tantas perdas à Grande Mãe Terra – assim como todas as mães – que precisam de grandes quantidades de bênçãos em forma de amor, acolhimento, troca de saberes e energia vital”, disse a Ìyálode Ojéwunmi Rosângela D’Yewa, idealizadora e coordenadora do evento.

Sobre o Afrikerança no calendário do estado

A primeira edição do Afrikerança aconteceu em São Gonçalo, no dia 10 de outubro. O evento foi tão marcante que o deputado estadual Átila Nunes (PMDB) emitiu o projeto de lei n°5036/2021.

O objetivo é incluir no calendário oficial do Rio de Janeiro esse fato importante, que celebra a vida e a herança cultural da matriz africana.

O projeto de lei foi enviado às Comissões de Constituição e Justiça: de Cultura, de Combate às Discriminações e Preconceitos de Raça, Cor, Etnia, Religião ou Procedência Nacional; de Defesa dos Direitos das Mulher; e de Orçamento, Finanças, Fiscalização Financeira e Controle.

Se aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), o objetivo é que a data seja marcada por caminhadas, palestras, simpósios, distribuição de informativos e campanhas na mídia.

Confira abaixo a programação completa do evento

09h: CREDENCIAMENTO E COFFEE BREAK

10h: ABERTURA – Apresentação do Comitê Matriarcal Ancestral do Brasil, dirigida pela Iyalodè Abiwerw Ojewinmi Rosangela D’Yeuwa Awurela – Apresentação da História do Matriarcado no Brasil.

11h: PALESTRA – Protocolos para Retorno Seguro das Atividades em Terreiros – Biól. Cristiano Ferreira Cruz – Dofonitinho D’Oxum

11h: DANÇA AFRO

12h: INTERVALO PARA ALMOÇO

14h: DANÇA DE JONGO

14h: PALESTRA – Terreiro Sustentável – Luciana Carneiro

15h: APRESENTAÇÃO DAS YALORIXÁS

16h: ENTREGA DE MOÇÕES

16h30: APRESENTAÇÃO DE CAPOEIRA

17h: INTERVALO PARA LANCHE

17h: CULTO ECUMÊNICO

18h: ENCERRAMENTO COM XIRÊ

Local: Arena do Flamengo (Av. Roberto Silveira, s/n, Flamengo – Centro de Maricá), de 09h às 18h.

Confira imagens do primeiro evento.

Você já leu a matéria sobre o mutirão de limpeza em favela da Tijuca? Clique aqui para conferir.

Gostou da matéria?

Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.

Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas

Conheça nossas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/
Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas
Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas