A vida se tornou ainda mais complexa em meio à pandemia, sobretudo para moradores de favelas. Um ponto onde tudo se interliga é na alimentação, ou seja, as refeições acabam sendo de acordo com seus sentimentos. Por exemplo, o nervosismo tende fazer a pessoa comer sem parar ou ficar longos períodos sem comer.
Sob o mesmo ponto de vista, alguns moradores não conseguem alimentos suficientes para poderem passar o mês. Por outro lado, essa falta poderia ser uma carne (proteína) ou uma verdura para poder balancear as refeições. As vezes tem que escolher entre, frutas e legumes e arroz feijão e uma proteína (podendo ser carne ou até mesmo ovos). Uma pessoa vivendo desta forma gera pequenos problemas psicológicos, que mais tarde poderão desencadear um distúrbio alimentar.
Além disso, uma doença como a depressão faz com que as pessoas tenham uma refeição muito limitada de nutrientes agravando ainda mais o seu quadro. O vazio que sente é tão grande que afeta o corpo fazendo com que não sinta vontade de comer. Por outro lado, a ansiedade causa o inverso, a pessoa pode desenvolver uma compulsão por comida. A angústia que ela sente fica aliada a vontade de estar sempre mastigando algo e assim pode causar muitos problemas. A busca por equilíbrio e ajuda de profissionais da área de Saúde Mental é a melhor solução.
Emocional pode causar problemas e tem como tratar.
Ainda existe pessoas que não tem um controle emocional, comem bastante e após se acham feias ou gordas. Enquanto estão comendo causa uma felicidade momentânea, que some logo em seguida quando se olham no espelho. O prazer e a decepção andam juntas e martirizam a mente dessas pessoas, que não conseguem ficar sem comer. Esse quadro inicial leva um transtorno conhecido como Bulimia (distúrbio do apetite). Um problema muito sério que pode ser tratado com profissionais de saúde (que receitarão o tratamento adequado).
Cada pessoa pode reagir de uma forma diferente, entre esses problemas temos o nervosismo e o Stress. Ambos podem causar diversos problemas e fazer com que o desequilíbrio incluindo o alimentar aumente. Ou pode ter o efeito ao contrário e fazer com que a pessoa não coma . Os sintomas são semelhantes parecidos e as consequências afetam a Saúde Mental através de problemas cotidianos.
Portanto, fazer um acompanhamento psicológico é fundamental para ter uma vida melhor. Assim como, falar com uma nutricionista e tentar manter uma alimentação saudável dentro das condições financeiras. Você que não come determinado de alimento ou que come muito sem explicação, pode ser por causa de um distúrbio alimentar. Procure ajuda e não deixe o problema se agravar.
Gostou da matéria?
Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.
Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas
Conheça nossas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/
Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas
Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas