Nordeste de Amaralina: Unidade de Saúde não tem profissionais para atender pessoas com hipertensão e diabetes

Crédito: Divulgação

“A demanda por vacinas contra Covid-19 tem comprometido outros serviços básicos comumente ofertados pela Unidade Básica da Saúde como atendimento de pessoas com hipertensão e diabetes. Não há funcionários suficientes”, conta uma usuária que prefere não se identificar.

Inaugurada em 2017, a Unidade de Saúde Familiar (USF) Menino Joel, localizada à Rua Avany Argolo, Nordeste de Amaralina na capital baiana, está passando por um período de insuficiência de profissionais da saúde, além da adesão expressiva da população aos imunizantes contra a Covid-19, o que tem comprometido o atendimento a serviços básicos de saúde, chegando a serem reduzidos.

Com a crescente procura pelos imunizantes na unidade de saúde, outros problemas foram percebidos e vivenciados por moradores. “Tomei hoje (18/01) minha terceira dose da Pfizer na USF Menino Joel, aqui no Nordeste de Amaralina. Não acredito que muita coisa pudesse ser feita como melhoria, devido ao local ter sido inaugurado há pouco tempo e não conta com pátio ou área externa de grande porte. Mas, acredito que um caminho estreito de toldos resolveria o sol escaldante ou chuva incidindo sobre todos que aguardam sua imunização” comenta a produtora cultural, Ana Cláudia de Paula, 58, moradora do Nordeste de Amaralina.

Ana Cláudia, ainda sugere que “distribuição de senhas sempre ajuda, bem como, saber que este serviço atende a todos que estiverem na fila até às 14h e encerra pontualmente às 16h”.

USF Menino Joel- Crédito: Ubiraci Santos-ANF

O expediente ao público externo está sendo encerrado às 14h, mas oficialmente a Secretaria Municipal de Saúde de Salvador informa no portal que o horário de funcionamento da aplicação de vacinas é das 8h às 16h.

A produtora ressalta, que “fui extremamente bem tratada e atendida na Unidade. O ambiente é limpo, higienizado, com profissionais, e material de primeira qualidade”.

Atuação do Conselho do Distrito Sanitário Barra/Rio Vermelho contribuiu para completar o esquema vacinal na USF Menino Joel.

Segundo Paulo Vieira (Paulo Lé), 53, morador do Nordeste de Amaralina, assistente social e presidente do Conselho do Distrito Sanitário Barra/Rio Vermelho, informou que o conselho municipal protocolou o requerimento n.º 002/2021 na Secretaria Municipal da Saúde de Salvador, “pedindo o retorno da primeira e segunda dose da Coronavac e implantação das demais vacinas as quais retornaram na primeira quinzena de novembro de 2021, continuamos com a ampliação ininterrupta das vacinas. Na última segunda-feira (17/01), a USF- Menino Joel foi contemplada com todo esquema vacinal”.

Outros serviços de saúde ofertados na USF Menino Joel são: odontológicos, enfermagem, pré-natal, planejamento familiar, consultas médicas, teste rápido para glicemia capilar, HIV/AIDS e aplicação de vacinas para prevenção de diversas enfermidades.

Antes de se dirigir a um dos postos de vacinação, a população deve portar o Registro Geral (RG), cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), cartão de vacinação e verificar o dia, local, idade, além do cadastro no portal da Secretaria Municipal da Saúde de Salvador.

Gostou da matéria?

Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.

Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas

Conheça nossas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/
Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas
Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas