Crônica: privatização e o aumento nas contas da energia elétrica

Crédito: CTB
Depois dos aumentos abusivos nos preços da gasolina, do gás de cozinha e dos alimentos, vem aí as tarifas abusivas nas contas de energia elétrica.
O governo caótico, elitista e antipovo do Bolsonaro, por meio de Medida provisória editada ainda em 2021, pôs a Eletrobrás em processo de privatização, que agora avançou em mais uma fase no Tribunal de Contas da União.
Caso obtenha sucesso nas casas legislativas, a Eletrobrás será a primeira empresa totalmente estatal posta nas mãos de qualquer um que possa adquirir suas ações na bolsa de valores.
O domínio da empresa pelo estado ficará em torno de 45%, ou seja, menos da metade. Os demais 55% terão gestão privada e como tudo que recai nas mãos do setor privado, perde o interesse público e tem como objetivo único somente o lucro.
Vide os aumentos abusivos no preço da gasolina, que foi dolarizada e ficou à mercê das flutuações do mercado internacional, gerando inúmeros aumentos abusivos para encher o bolso dos acionistas da Petrobrás.
Esse filme é repetido e agora estamos diante de mais uma política entreguista sendo efetivada por este governo elitista e lambe-botas das aves de rapina do mercado internacional.
Se atualmente já se paga preços excessivos nas contas de energia, a tendência é termos um panorama quase insustentável, que vai afetar brutalmente as famílias mais pobres, os pequenos comerciantes (que irão inserir no preço dos produtos os aumentos abusivos da conta de energia), pondo em risco de falência até mesmo a manutenção dos seus negócios, sem contar os movimentos e organizações da sociedade civil, muitas das quais, sem qualquer apoio estatal ou empresarial pra tocar suas atividades.
Essa conta todo mundo vai pagar!
Este é o quadro que se desenha por um governo antipovo, que pensa, sente e determina tudo apenas do alto dos seus palácios e planaltos, juntos com a pequena fatia da elite do atraso que há 522 anos usurpa e entrega aos algozes internacionais, os bens deste país.

Gostou da matéria?

Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.

Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas

Conheça nossas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/
Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas
Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas