“A instituição vem preencher uma lacuna que está escancarada pelo racismo nas suas diversas vertentes”.
A previsão é que as obras sejam concluídas até o final do ano.
A faculdade, ainda em fase de estruturação, será sediada em Salvador, considerada a segunda cidade mais negra fora de África, e representa o resgate do protagonismo negro nos espaços de conhecimento.
Com expectativa de início das atividades em 2023, a faculdade deve contar com dois cursos: Pedagogia e História.
Após mais de dez anos de luta, o Instituto Steve Biko vai lançar a Faculdade Steve Biko, primeira instituição superior na Bahia voltada para uma educação pautada no antirracismo, inclusão e diversidade, com a proposta de reverter a lógica eurocêntrica e colonial do conhecimento.
Com base na mesma concepção político pedagógica dos projetos do Instituto Biko, a faculdade surge a partir dos recortes sociais que atingem os corpos negros, seja do ponto de vista socioeconômico ou da falta de acesso a direitos básicos, como educação de qualidade.
O prédio da faculdade, onde antigamente abrigava um casarão, está localizado na região do Campo Grande, centro de Salvador, e foi cedido pelo governo da Bahia em 2011.
O edifício conta com três andares e a expectativa é que os alunos contem com salas de aula, auditório, biblioteca, brinquedoteca e demais espaços de convivência e produção educacional aliada à inclusão e à luta antirracista.
Atualmente, o Instituto Steve Biko conta com o apoio financeiro de entidades nacionais e internacionais que apoiam seus projetos. Com recursos limitados, a instituição também busca por aportes que possam fortalecer a concretização da faculdade, com doações de cadeiras, equipamentos, pintura, entre outros.
A escolha pelas graduações é estratégica e visa formar educadores e educadoras que fortaleçam um olhar plural e antirracista desde o ensino básico.
Até o momento, os cursos estão em fase de submissão ao Ministério da Educação (MEC).
Militância negra nas universidades públicas: ensinamentos do século 20
Gostou da matéria?
Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.
Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas
Conheça nossas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/
Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas
Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas