Será inaugurado nesta quinta feira (24), às 19h, o primeiro teatro negro do Rio de Janeiro, o Teatro Chica Xavier, que faz parte do ‘Terreiro Contemporâneo’, sob o comando da ‘Confraria do Impossível’.
Atores, diretores, produtores, figurinistas, dançarinos e toda uma gama de profissionais inseridos no que diz respeito ao setor cultural, agota, têm motivos de sobra para comemorar.
A programação de inauguração, inicia todos os dias às 19h, sendo totalmente gratuita até sábado, 26. Contando somente com um espetáculo pago que será no domingo. Localizado na Rua Carlos de Carvalho, 53, Centro, Rio de Janeiro, próximo à Cruz Vermelha, na área central da cidade.
Programação
Na estreia terá a mostra artistica conta com Slam das Minas, Wj, Tati Villela, Livia Prado, exibição de filmes negros.
Na sexta-feira (25) temos stand Up com Carlos Maia, cenas de Nadia Bittencourt e programação musical com Janamô, Luellem de Castro, Dani Câmara e Kalebe.
Já sábado (26) terá Leitura Dramatizada de “O Castigo de Oxalá” dirigido por Wilson Rabelo. Encerrando a mostra.
Domingo (27) programação infantil com Atelierê e Verônica Costa, e o espetáculo “Negra Palavra de Solano Trindade”, que tem entradas a R$30 inteira e R$15 meia.
Chica Xavier
O nome dado ao novo teatro é uma homenagem a Francisca Xavier Queiroz de Jesus, conhecida como Chica Xavier, que foi uma grande e consagrada atriz de teatro, cinema e da televisão brasileira.
Mesmo sendo mais conhecida pelo grande público por seus trabalhos nas telenovelas, com mais de 50 personagens, ela também atuou no teatro nacional há mais de 60 anos e é uma grande personalidade da representatividade negra na arte do Brasil.
Chica Xavier lançou um livro, em 1999, reunindo as cantigas e rezas que compôs ao longo de 30 anos para louvar seus santos de fé. Em 2011 ganhou o Centro Cultural Atriz Chica Xavier no Projeto Social No Palco da Vida, coordenado pelo ator Wal Schneider, onde guarda o acervo contando sua carreira no Teatro, TV e Cinema.
Em 2013 a escritora Teresa Montero escreveu a biografia “Chica Xavier: Mãe do Brasil” que registrou a trajetória da atriz na TV, no cinema e no teatro. Chica Xavier faleceu em 2020 aos 88 anos.
Gostou da matéria?
Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.
Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas
Conheça nossas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/
Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas
Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas