Queerbrada: documentário mostra cotidiando de artistas baianos da cena LGBTQIA+

Crédito: Divulgação

O documentário Queerbrada conta com uma equipe 100%LGBTQIA+, dividido em cinco episódios com pouco mais de 10 minutos cada, fala de arte, cultura e entretenimento.

A websérie também aborda os termos de invisibilidade e marginalização que fazem parte do dia a dia de profissionais das artes na capital baiana.

A produção tem participação de vários de fotógrafo, poeta, Drag Queen e Cantora lírica, os personagens contam suas histórias e falam sobre os desafios e dificuldades enfrentados para trabalhar com arte na cena LGBTQIA+.

“Quem assistir ao documentário vai passear por “quebradas” já conhecidas por muitos soteropolitanos: Pelourinho, avenida Carlos Gomes, os bairros de Periperi e Fazenda Grande do Retiro, além de espaços que fazem parte da agenda cultural LGBTQIA+ de Salvador, como o Bar Âncora do Marujo”, comenta Matheus dos Anjos, idealizador e diretor do documentário

A escolha do nome da série também não foi por acaso. Ele veio da junção da palavra ‘Queer’ – uma espécie de termo guarda-chuva muito utilizado na cena para designar tudo aquilo que é diferente do padrão social – com a palavra ‘Brada’, que vem do verbo bradar e expressa uma ação de resistência política contra o silenciamento e o apagamento.

“A junção dessas duas palavras acabou gerando uma palavra muito semelhante a ‘quebrada’, termo usado para se referir a locais periféricos, que muitas vezes acabam sendo os únicos espaços disponíveis para que esses artistas ocupem”, esclarece o diretor.

Os primeiros episódios da série já estão disponíveis no canal do Youtube Queerbreda . Os outros serão lançados a cada domingo até o dia 10 de abril, na mesma plataforma.

O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura (Prêmio Cultura na Palma da Mão/PABB) via Lei Aldir Blanc, redirecionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

Gostou da matéria?

Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.

Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas

Conheça nossas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/
Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas
Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas