Salvador: ativistas realizam ato contra o fechamento do CEPAIA

Diversas agremiações do Movimento Social e Negro, vão realizar um ato em favor do Centro de Estudos dos Povos Afro-Índio-Americanos, (CEPAIA). A manifestação será na sexta-feira, 8, a partir das 16h, no Santo Antônio Além do Carmo, no Pelourinho, em Salvador.

Em favor da educação e pela proteção a memória, a atividade denuncia o racismo estrutural e a gentrificação dos espaços e territórios. Um dos poucos espaços dedicados à pesquisa dos povos Afrodescendentes e Originários, em Salvador, corre o risco de perder a sede.

Assim, este ATO #CEPAIAFICA, com mobilização iniciada nas redes sociais, convoca Instituições, coletivos artísticos, culturais e políticos, assim como pessoas, para em rede defender e lutar contra o fechamento dessa importante instituição de ensino e pesquisa.

Ordem de despejo

Com argumentos de que o espaço esta subutilizado, o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural do estado da Bahia (IPAC) solicitou por meio de ofício a posse do imóvel e a retirada do Órgão ligado a Universidade Estadual da Bahia (UNEB).

Um verdadeiro desrespeito não só com os Movimentos, Coletivos e pessoas que ali frequentam e constroem há anos com a realização de eventos educacionais e culturais, seminário, palestras projetos de pesquisas e de especialização como exemplo: o Programa de Pós-Graduação em Estudos Africanos, povos Indígenas e Culturas Negras (PPGEAFIN), que contribuem para o resgate da identidade e o fortalecimento do povo preto e indígena.

A decisão está ao menos contaminada de racismo institucional, senão for em verdade toda a essência. O Brasil é um país cuja a formação histórica cultural do inconsciente são exclusivamente brancos e europeus, pois a neurose cultural brasileira é o sintoma do racismo por excelência.

Desta forma, numa sociedade capitalista e racista cujo apagamento histórico é prática genocida, disputar a memória pelas narrativas da escrita e do âmbito da educação e pesquisa se faz necessário.

Nota dos movimentos sociais

Em nota aberta os Movimentos denunciam a ação violenta e desrespeitosa do IPAC declarando que “o IPAC tem feito investidas na tomada do imóvel onde fica o CEPAIA faz algum tempo. Interesses ocultos sobre o imóvel justificam a investida, uma vez que o argumento da subutilização é falso beira a insanidade e o desrespeito ao tratar as pessoas e movimentos como “clandestinos” e invasores do imóvel. Além da impertinência um total descalabro.”, destacam.

Percebe-se mais um ataque à educação, especialmente à educação pública gratuita inclusiva e que se volta a reparação histórica dos processos de exclusão.

#seremosresistência / #CEPAIAFICA / #OcupaCepaia/ #MaisescolasMenosArmas

Gostou da matéria?

Contribuindo na nossa campanha da Benfeitoria você recebe nosso jornal mensalmente em casa e apoia no desenvolvimento dos projetos da ANF.

Basta clicar no link para saber as instruções: Benfeitoria Agência de Notícias das Favelas

Conheça nossas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/agenciadenoticiasdasfavelas/
Facebook: https://www.facebook.com/agenciadenoticiasdasfavelas
Twitter: https://twitter.com/noticiasfavelas